Processo de Evolução da Administração

  • Organização das civilizações antigas, relatos de 2000 a.c.;
  • Organização feudal, Idade média, 476 a.c.-1453;
  • Revolução Industrial: marco de transição da sociedade agrária para a industrializada, 1750 – 1880;
  • Crescimento das empresas e da administração profissional, 1900 – 1960;
  • Empresas globalizadas e quantidade imensa de fusões, de 1970 até os dias de hoje.

Teorias da Administração

Abordagens Prescritivas e Normativas

  • Teoria Clássica
  • Teoria das Relações Humanas
  • Teoria Neoclássica
  • Teoria da Burocracia

Abordagens Explicativas e Descritivas

  • Teoria Estruturalista
  • Teoria Comportamental
  • Teoria dos Sistemas
  • Teoria da Contingência

Aspectos Principais das Teorias da Administração


  • Teoria Clássica

Características básicas da Administração: Engenharia Humana/ Engenharia de Produção.  

Concepção do Homem: Homem Econômico.

Comportamento organizacional do indivíduo: "Ser" isolado que reage como indivíduo.

Sistema de Incentivos: Incentivos materiais e salariais.

Objetivos organizacionais x individuais: Identidade de interesses. Não há conflito perceptível.

Resultados Almejados: Máxima eficiência.

  • Teoria das Relações Humanas

Características básicas: Ciência Social Aplicada.

Concepção do Homem: Homem Social.

Comportamento organizacional do indivíduo: “Ser” social que reage como membro de grupo social. 

Sistema de Incentivos: Incentivos Sociais e simbólicos.

Objetivos organizacionais x individuais: Identidade de interesses. Todo conflito é indesejável e deve ser evitado.

Resultados Almejados: Satisfação do operário.


  • Teoria Neoclássica

Características básicas: Técnica social básica e administração por objetivos – APO.

Concepção do Homem: Homem Organizacional e administrativo.

Comportamento organizacional do indivíduo: “Ser” racional e social voltado para o alcance de objetivos individuais e organizacionais.

Sistema de Incentivos: Incentivos mistos (materiais e sociais).

Objetivos organizacionais x individuais: Integração entre objetivos organizacionais e objetivos individuais.

Resultados Almejados: Eficiência e Eficácia

  • Teoria da Burocracia

Características básicas: Sociologia da burocracia.

Concepção do Homem: Homem Organizacional.

Comportamento organizacional do indivíduo: “Ser” isolado

Sistema de Incentivos: Incentivos materiais e salariais.

Objetivos organizacionais x individuais: Não há conflito perceptível. Prevalência dos objetivos da organização.

Resultados Almejados: Máxima Eficiência.

  • Teoria Estruturalista

Características básicas: Sociedade de organizações e abordagem múltipla.

Concepção do Homem: Homem Organizacional.

Comportamento organizacional do indivíduo: Ser social que vive dentro de organizações.

Sistema de Incentivos: Incentivos mistos (materiais e sociais)

Objetivos organizacionais x individuais: Conflitos inevitáveis e mesmo desejáveis que levam à inovação.

Resultados Almejados: Máxima eficiência.


  • Teoria Comportamental

Características básicas: Ciência comportamental aplicada.

Concepção do Homem: Homem administrativo.

Comportamento organizacional do indivíduo: “Ser” racional tomador de decisões quanto à participação nas organizações.

Sistema de Incentivos: Incentivos mistos (Materiais e sociais).

Objetivos organizacionais x individuais: Conflitos possíveis e negociáveis. Relação e equilíbrio entre eficácia e eficiência.

Resultados Almejados: Eficiência satisfatória.

  • Teoria dos Sistemas

Características básicas: Abordagem sistêmica: administração de sistemas.

Concepção do Homem: Homem Funcional.

Comportamento organizacional do indivíduo: Desempenho de papeis.

Sistema de Incentivos: Incentivos mistos.

Objetivos organizacionais x individuais: Conflitos de papeis.

Resultados Almejados: Máxima eficiência.

  • Teoria da Contingência

Características básicas: Abordagem contingencial: administração contingencial.

Concepção do Homem: Homem Complexo.

Comportamento organizacional do indivíduo: Desempenho de papeis.

Sistema de Incentivos: Incentivos Mistos (materiais e sociais).

Objetivos organizacionais x individuais: Conflitos de papéis.

Resultados Almejados: Eficiência e Eficácia.


REFERÊNCIAS

  • Marques, Marcelo. Aula sobre Administração Estratégica.Espaço Jurídico.2010
  • Murdick, Robert. Resumão de Administração. Ed.Barros, Fischer & Associados. 4ª Ed.2009
  • Chiavenato, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. Ed. Campos, 6ª ed.2000

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