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A VERDADEIRA MOTIVAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO

Por: Silvio Broxado (2011) 

     Estamos vivendo um mundo do império da tecnologia e da objetividade. Tudo a nossa volta parece pertencer a qualidade dos processos e dos equipamentos eletrônicos. O Glamour do mundo cibernético e lógico que nos rodeia é uma simples conseqüência e não a causa da melhoria da qualidade de vida. É puro engano pensar o contrário. Aliás, arte, religião, ciência, organização social e política são frutos da eterna "insatisfação" que o Homem tem em fazer as coisas sempre de um jeito melhor, evoluir. Diante disso tudo, só "comprar" certificados da qualidade é apenas necessário, mas não é o suficiente.

A ideologia da qualidade em cima apenas de processos e produtos é um padrão do século 20, que já passou. Investir, acreditar e agir para a melhoria do clima, cultura e motivação dentro das organizações, será o maior diferencial competitivo para as organizações, seja de que tamanho for, e atitude obrigatória para quem quiser manter-se no mercado ou fazendo a diferença. 

A organização que busca a verdadeira motivação deve ter o enfoque exatamente em cima das premissas descritas no parágrafo anterior e suas lideranças juntos com os colaboradores devem atuar com três objetivos principais, como a seguir:


1– Deixar claro e desmistificar para o empresário e colaboradores o conceito e a prática da motivação nas organizações, como sendo, de ações simples, eficazes e baratas para o dia a dia.

É muito importante fazer uma pesquisa sobre o padrão de motivação com um questionário, utilizando a teoria de Maslow das necessidades a qual nos informa exatamente por indivíduo, por setor, por nível de instrução, por nível de remuneração, por tempo de serviço, em qual escala da motivação se encontra as pessoas da organização. Dando assim, uma radiografia minuciosa do grau e do tipo de expectativa de cada indivíduo e da organização como um todo, facilitando ao empresário, líder ou gestor a definição do plano estratégico para alavancar de verdade a motivação na organização.

2– Revelar que só a tomada de consciência e a prática do revigoramento da Cultura Organizacional, podem ser catalisadas pelos líderes e gestores, em real sintonia com as necessidades dos funcionários, é que levam a consolidação da visão, missão e o sucesso de qualquer organização.

Nesse sentido, deve ser dado o enfoque também na necessidade do líder ou gestor em comandar o revigoramento da cultura na organização. Ocorre maior sinergia entre as pessoas quando a visão, missão e objetivos são "espalhados" pelos quatro cantos da organização.

3– Investir em programas motivacionais, em um plano de reconhecimento do mérito, incentivar a cultura do elogio no dia-a-dia nas organizações, no desenvolvimento da afetividade das relações interpessoais e um projeto de treinamentos comportamentais para todas as áreas ajudará na manutenção de uma atitude mais profissional e no engajamento de todos,  com muito mais longevidade.

Fonte: Silvio Broxado

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