Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Análise ou Diagrama de Pareto

  Definindo o Diagrama/Análise de Pareto

Por: Marcopolo Marinho (2010)

     Também conhecida como diagrama ABC, regra de 80 por 20 ou diagrama 80-20,ou ainda, 70-30, é uma das sete ferramentas da qualidade, onde, através de gráficos de barras são ordenadas as frequências das ocorrências - da maior para a menor - permitindo a priorização de ações para a eliminação de problemas. Utiliza os princípios definidos por Vilfredo Pareto (economista italiano) que apresenta a teoria de que há muitos problemas com menor importância diante de outros poucos mais graves que, se tratados de forma eficiente, eliminarão praticamente a totalidade dos menores problemas.

     O princípio de pareto é montado através de uma representação gráfica feita através do histograma

     Tem como maior utilidade permitir a análise de grupos de dados ou problemas de maneira visualmente fácil, objetivando a realização de ações que facilitem a identificação das causas ou problemas mais importantes e prioritários, possibilitando uma maior concentração de esforços sobre esses.

     Ex: Analizando as reclamações dos cliente obtidas pelo SAC da empresa MSM alimentos (nome fictício), percebemos a seguinte ralação entre a baixa satisfação dos clientes e os procedimentos ineficazes vistos a seguir:

     Com isto, podemos perceber que o maior número de reclamações decorre de problemas com o atendimento de nossos funcionários e atrasos nas entregas e que ao sanar estes 02 problemas resolveremos 80% das nossas falhas.  


REFERÊNCIAS:

  • CORREA, H. L.; CORREA, C. A. Administração de Produção e Operações—Manufatura e Serviços: Uma Abordagem Estratégica - Ed. Atlas - 2008– 2ª Ed., pág. 212

  • DAVIS, M.M. AQUILANO, N. J. CHASE, R. B. Fundamentos da Administração da Produção. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

  • Razzolini Filho, Edelvino.Zarpelon,Márcio Ivanor.Dicionário de Administração de A a Z. 2ª Edição.Curitiba:Juruá,2010.

Este texto é de responsabilidade do seu autor não refletindo, necessariamente, a opinião do Portal Ferramentas Gerenciais.

Ferramentas Gerenciais - O Portal da Administração na Web - Artigos para consulta nas áreas de Administração Estratégica, Administração Geral, Marketing, Gestão da Qualidade, Estatística, Processos Decisórios, Logística, Meio Ambiente, E-commerce, Gestão com Pessoas, Vendas, Psicologia, Vendas, Negociação, Tecnologia da Informação, Empreendedorismo, comunicação, oratória e muito mais.