Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
BALANCED SCORECARD - BSC 
Por: Marcopolo Marinho (2010)

O Balanced ScoreCard - BSC é uma ferramenta que possibilita a construção de indicadores de desempenho de diversas funções e atividades de uma organização, estabelecendo, com isto, um sistema de medidas para o seu desempenho e a promoção das definições e formalizações das estratégias organizacionais, através dos objetivos estratégicos, indicadores, metas e projetos estratégicos. 
 
Com o BSC, a organização terá estratégias claramente definidas, contando com um mapa/painel de medição de desempenho e com um conjunto de projetos estratégicos formulados para o alcance das metas e resultados de médio e longo prazos.
 
Esta ferramenta baseia-se na utilização de cartões de identificação que têm como objetivo sinalizar o desempenho durante o cumprimento das metas e estratégias da organização.
 
A metodologia aplicada permite que a missão e as estratégias sejam expressas em um conjunto de medidas que servirão de base para um sistema de gestão estratégica.
 
Nesse contexto analisa 04 perspectiva e responde às perguntas: 
  1. Como os clientes nos vêem? (perspectiva dos clientes)
  2. Em que devemos ser excelentes? (perspectiva dos processos internos)
  3. Seremos capazes de continuar melhorando e crescendo? (aprendizado/inovação)
  4. Como parecemos para ao acionistas? (perspectiva financeira)
 
Esse sistema é montado a partir de processos que identificam os focos estratégicos que orientam a definição dos grandes objetivos das organizações. O BSC expõe de maneira gráfica o MAPA ESTRATÉGICO da instituição, onde estão inseridos os objetivos estratégicos por perspectivas, mostrando toda a rede de dependência existente entre eles, servindo ainda como sistema de comunicação da estratégia e indicador de resultados insatisfatórios. 
  
Também conhecida como BSC, essa ferramenta envolve a discussão de grandes objetivos, indicadores de desempenho e as metas  da entidade que se propõe a construir e esta construção propicia um alinhamento mais coeso da equipe executiva, porém o seu valor só é efetivo com a criação de um processo de gestão estratégica baseado em sua estrutura devendo considerar:
  • Entendimento da estratégia e da visão de futuro por todos os membros da organização;
  • Definição das responsabilidades pela estratégia nos níveis estratégicos, táticos e operacionais da organização.
  • Alinhamento em torno da estratégia e acompanhamento de sua implantação.
  • Análise sistêmica sobre a implantação da estratégia e alcance da visão de futuro;
  • Definição de novos caminhos para alcançar a visão de futuro (caso seja necessário);
  • Comunicação sobre a implementação das estratégias e decisões tomadas;
  • Realimentação do sistema de concepção da estratégia com o aprendizado adquirido.

Alguns pontos a observar para obter a integração do BSC com as estratégias da organização são:

  • Utilização de vetores de desempenho;
  • Identificação de relações de causa e efeito entre os indicadores.
Na metodologia BSC, o trabalho é desenvolvido em equipe, pelos gestores da organização e resulta num modelo consensual da instituição inteira, para o qual todos prestam sua contribuição.
 
O BSC caracteriza-se como o núcleo de um modelo de gestão estratégica, proporcionando clareza, foco e alinhamento às ações da entidade, contribuindo com a transparência das informações gerenciais comunicando e descrevendo a estratégia para toda a organização.
 
De forma equivocada o BSC é visto como um sistema de indicadores usado para gerar estratégias ou até mesmo como um simples software orientado para diagnósticos operacionais. 
 
REFERÊNCIAS:
  • Milanez, Roseane. Administração Estratégica e Gestão para Resultados. Apostila Professores Vitoriosos.Recife, 2010
  • Razzolini Filho, Edelvino.Zarpelon,Márcio Ivanor.Dicionário de Administração de A a Z. 2ª Edição.Curitiba:Juruá,2010
  • Masterqual - http://www.masterqual.com.br - 2010

Ferramentas Gerenciais - O Portal da Administração na Web - Artigos para consulta nas áreas de Administração Estratégica, Administração Geral, Marketing, Gestão da Qualidade, Estatística, Processos Decisórios, Logística, Meio Ambiente, E-commerce, Gestão com Pessoas, Vendas, Psicologia, Vendas, Negociação, Tecnologia da Informação, Empreendedorismo, comunicação, oratória e muito mais.