Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Brainstorming

    Por: Ferramentas Gerenciais (2010)

Também conhecido como tempestade de idéias o brainstorming é uma técnica administrativa baseada no estímulo à criatividade, onde um grupo de pessoas fornece uma grande quantidade de idéias em um curto espaço de tempo, visando encontrar a causa do problema ou diversas soluções. Bastante conhecida no mundo coorporativo e nas comunidades acadêmicas de áreas técnicas e gerenciais.

A tempestade de idéias tem como foco principal auxiliar outras ferramentas no processo de tomada de decisões em uma situação problemática.

As fases do processo de tempestade de idéias são orientadas pelos momentos descritos a seguir:

  1. Orientação: Definição do problema a ser estudado pelos participantes, esclarecendo, neste momento, as regras do jogo;
  2. Preparação: Reunir dados e informações necessárias à abordagem do problema de uma maneira eficiente;
  3. Aquecimento: Realizar um exercício baseado em um problema diferente durante alguns minutos antes da sessão;
  4. Produção de idéias: Criar o máximo de idéias – sem julgamento prévio – levando-se em consideração as seguintes indagações: “Quantidade de idéias significa qualidade”, “modifique uma idéia alheia a fim de criar uma nova idéia” (Nesse momento de criatividade, exerça-a de modo ilimitado e avesso a críticas que possa prejudicá-lo).
  5. Avaliação: Avaliar as idéias reunidas e analisadas, além de desenvolver uma combinação entre elas, antes de colocá-las em prática.

Aplicação:

  • Desbloqueio da criatividade da equipe;
  • Geração de uma lista de idéias para a solução de um problema ou uma lista de áreas com problemas para planejamento ou tomada de decisões;
  • Desenvolvimento de soluções diversas;
  • Identificação de oportunidade de melhorias;
  • Iniciação à inovação de processos, produtos e serviços através da participação da equipe.

 

Desenvolvimento prático

Fase 01: Formar uma equipe com uma média de 10 pessoas (pode ser mais ou menos), sendo 01 mediador;

Fase 02: Comunicar todas as regras do brainstorming e determinar um tempo limite para a aplicação (média de 15 a 20 minutos);

Fase 03: Declarar o propósito da sessão com a discussão do problema antes de iniciar a sessão;

Fase 04: Estabelecer um ambiente positivo. Encorajar todos os membros a participar de forma livre e espontânea em uma sessão de sugestões de idéias;

Fase 05: Dar início à sessão;

Fase 06: Registrar todas as idéias geradas (ênfase na quantidade e não na qualidade das idéias);

Fase 07: Quando a equipe esgotar as idéias, revisar e esclarecer todas elas (neste momento não se deve discutir as idéias);

Fase 08: Reservar um tempo para reflexão das idéias;

Fase 09: Identificar e priorizar as idéias úteis.

Dicas para a realização de uma sessão bem sucedida

Não criticar e nem prejulgar uma idéia;

Todas as idéias (mesmo que absurdas) são bem vindas;

Quantidade tem valor (quanto mais idéias melhor);

Compartilhar, combinar e construir idéias baseadas naquelas desenvolvidas por membros do grupo a fim de produzir outras.

Ferramentas Gerenciais - O Portal da Administração na Web - Artigos para consulta nas áreas de Administração Estratégica, Administração Geral, Marketing, Gestão da Qualidade, Estatística, Processos Decisórios, Logística, Meio Ambiente, E-commerce, Gestão com Pessoas, Vendas, Psicologia, Vendas, Negociação, Tecnologia da Informação, Empreendedorismo, comunicação, oratória e muito mais.