Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Quer ser um campeão de vendas?... Então deixe de ser vende-dor! - (...e torne-se um Profissional de Vendas!)

Por: Silvio Broxado (2011)

Vivemos de verdade um "Reality-show", diariamente na vida pessoal e profissional.  A cada instante, somos avaliados e vistos por todos, desse mundo informático, exigente e globalizado. No ambiente empresarial da atualidade, estes expectadores são formados por três grupos de pessoas, os quais nos exigem a máxima dedicação, comprometimento, e produtividade. São eles:  

1-) Grupo-1: Clientes consumidores;

2-) Grupo-2: Colegas e chefes de todos os setores da empresa;

3-) Grupo-3: Todas as outras pessoas que mantém contato conosco, por exemplo: fornecedores, prestadores.

  Todos eles "votam", para ficarmos (sermos bem referenciados, promovidos etc), ou para sairmos da casa (empresa). Faço essa analogia com o big-brother da TV, para alertar sobre a possibilidade infinita de sucesso que temos em nossas mãos, tanto para quem trabalha com vendas, como nas outras áreas da empresa. Pois, para conseguirmos o sucesso nos dias de hoje, não basta ser apenas bom tecnicamente, temos de cativar, dar show de bola, com todos os contatos humanos.

Especificamente, para o pelotão de vendas, aconselho quebrar alguns paradigmas arcaicos, ultrapassados e adotar novos, se quiserem manter seus empregos ou crescerem na profissão. Veja a seguir no quadro resumo da diferença entre os Profissionais de Vendas de sucesso e o Vendedor, " antigão", e   fora do mercado:

 1-) Todo bom vendedor tem de matar um leão por dia.  " ...Eu quero é salvar o leite das minhas crianças." - Vendedor - Postura ultrapassada.

1-) Todo Profissional tem de capturar o leão(Cliente antigos, e  Futuro clientes/ Prospects) e cativá-los no longo prazo. Não se caça clientes, se faz um trabalho profissional, planejado de pré-venda, e pós-venda, sempre - Profissional de Vendas -  Postura atual  de Sucesso.

2-) Todo vendedor, é um Solucionador de Problemas - Vendedor - Postura ultrapassada.

2-) Todo Profissional de Vendas de verdade é um Criador de Soluções. Fazendo manutenção perfeita dos clientes antigos, antecipando às suas necessidades, sempre disposto a dar um algo mais ou sugerir algo novo, sendo um verdadeiro consultor e sempre abrindo novos negócios.Solucionador de problemas, é o mesmo que  ser apagador de incêndios, o que significa não ser verdadeiramente profissional e organizado - Profissional de Vendas - Postura atual  de Sucesso.

3-) O setor de vendas é o mais importante da empresa. "...Somos nós que trazemos o dinheiro para empresa." - Vendedor - Postura ultrapassada.

3-) Essa é a mais imatura das expressões profissionais dentro de um ambiente de trabalho. Até é verdade que Vendas traz dinheiro, mas traz apoiado nas equipes das áreas administrativas, operacionais, que é quem "carrega o piano" e faz o produto/serviço chegar na mão do consumidor - Profissional de Vendas - Postura atual  de Sucesso.

Ter espírito de time, valorizando todos os colegas dos outros setores, é um dos fatores que levam um Profissional de Vendas de verdade, a ser um Campeão sempre.

Portanto, reflitam, façam uma re-analise de todos os hábitos pessoais e profissionais, para que o resultado e o desempenho, possam de verdade espelhar seus sonhos, e da sua família, a qual, todos os dias, torce para que você evolua na profissão de vendas, tornando-se um verdadeiro campeão neste big-brother da vida.

Ferramentas Gerenciais - O Portal da Administração na Web - Artigos para consulta nas áreas de Administração Estratégica, Administração Geral, Marketing, Gestão da Qualidade, Estatística, Processos Decisórios, Logística, Meio Ambiente, E-commerce, Gestão com Pessoas, Vendas, Psicologia, Vendas, Negociação, Tecnologia da Informação, Empreendedorismo, comunicação, oratória e muito mais.