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Como agir para garantir o sucesso no próximo ano?

Por: Evaldo Costa

        

       O cenário econômico nacional é positivo, as empresas estão crescendo, os empregos com boas taxas de crescimento, as pessoas estão melhorando de vida. O Brasil está prosperando? E a situação econômica na Europa, os conflitos sociais no Oriente Médio, as incertezas quanto à recuperação econômica Norte Americana? 

        Até que ponto tudo isso poderá afetar a sua vida? Você já deve saber que nenhum governo ou pessoa, irá resolver os seus problemas, além você mesmo. Portanto, esperar para saber o que irá acontecer no próximo ano não lhe trará nenhuma vantagem competitiva. O que importa mesmo é o que você está fazendo aqui e agora para que o seu próximo ano seja prospero.

        Então, sugiro que leia com atenção os itens a seguir e faça deles um degrau para as suas conquistas.

1. Você está em sintonia com o sucesso? A vitória começa a ser construída em seus pensamentos. Até que ponto você está entusiasmado com os seus projetos e preparado mental e fisicamente para as conquistas? Na jornada para o sucesso é preciso se alinhar com pensamentos positivos e agir no tempo e na dose certa;

2. Você e seus companheiros na empresa estão desenvolvendo atitudes positivas?Pois saiba que conquistar o sucesso sozinho é improvável. É preciso contar com colaboradores, sintonizados com metas e com atitude de vencedor. Você pode ter o melhor produto do mundo, mas se os clientes acharem o seu serviço é medíocre, você não irá muito longe. Então lhe restará culpar a economia, governos, empresa, produto, preço, colegas de trabalho e até os clientes;

3. Você tem visitado os seus cem melhores clientes? Separe-os em grupo de dez. Comece visitando os dez melhores e depois vá estendendo aos demais grupos de acordo com o grau de importância.

Então, converse com eles sobre o que planejam fazer no próximo ano e diga-lhes que podem contar com o seu apoio naquilo que você puder contribuir para o seu sucesso. Aproveite as visitas para checar o principal motivo pelo qual eles compram de você e não dos concorrentes. Pegue na pasta uma câmera e grave um depoimento sobre o seu trabalho para que você possa usá-lo na próxima apresentação de vendas;

4. Você está investindo adequadamente em seu desenvolvimento? Certifique-se de está investindo o suficiente para o aprimoramento de seus talentos. Além disso, descubra que contribuições você está dando para que a empresa em que trabalha se sinta motivada a investir no seu crescimento.

Muitas vezes ficamos tão focados nas realizações que esquecemos dos recursos pessoais e profissionais tão necessários nas conquistas. É preciso investir individual e coletivamente na interação com a internet, mídias sociais e sobretudo no aprimoramento dos serviços;

5. A sua equipe está treinada para garantir a meta de vendas? Você não conseguirá vencer agindo como a maioria das empresas, que confunde despesas com investimentos e na primeira dificuldade corta o treinamento da equipe, verba de marketing, pessoal e torce para que um único funcionário execute as tarefas de dois.

Você deve ter uma inteligência de negócio diferente da maioria dos competidores e ser capaz de se diferenciar deles. Aquele que, por exemplo, tem excelência na qualidade da prestação de serviços e atendimento será capaz de conquistar os melhores consumidores. Contar com os melhores clientes é quase sempre mais importante do que contar com muitos deles.

6. Você está mantendo contatos regulares com o seu agente financeiro? Saiba que os bancos costumam ser os melhores parceiros quando você não precisa deles. Então mantenha relacionamento ativo de forma que você possa aprovar os investimentos antes que eles sejam necessários.

7. Como anda a sua reputação? É preciso cuidar de sua reputação como sendo seu maior ativo. Tenha certeza de que os seus clientes internos e externos saibam a sinceridade de seu apreço e lealdade nas tratativas.

Finalmente, para que o próximo ano seja próspero é preciso assumir responsabilidade por seus pensamentos e ações. É preciso, sobretudo conquistar primeiro a si próprio antes de contar com a simpatia dos clientes e colaboradores. Afinal de contas, é como disse Lao Tzu: “Aquele que conquista o outro é forte. Aquele que conquista a si mesmo é poderoso”.

        A minha esperança que você comece a exercitar as ações sugeridas hoje mesmo e não esqueça de me mandar um e-mail falando de seu sucesso.

 Pense nisso e ótima semana, 


Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil

(Publicação autorizada pelo autor)  
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