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Composto de Marketing 4Ps

INTRODUÇÃO
Por: Ana Carla Albuquerque

A princípio do nosso texto iremos descrever o que é MARKETING. Dentre todos os autores pesquisados apanhamos duas definições que achamos mais completas que são as de Kotler e dos Professores do Departamento de Mercadologia da FGV-EAESP: 

“Marketin

g é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente” (Kotler) 

“Marketing pode ser entendido como a função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição” (Professor

es do Departamento de Mercadologia da FGV-EAESP)  

A partir destas definições é que damos início a este artigo! Iremos descrever os composto de marketing os 4Ps – Produto, Preço, Promoção e Ponto/distribuição – e os 4As – Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação.    

O Composto de Marketing: os 4Ps 

Pode-se definir o Composto de Marketing – também conhecido como Marketing de Mix – como um conjunto de quatro ferramentas que a empresa utiliza no desenvolvimento de valor para o cliente: Produto, Preço, Promoção e Ponto de distribuição. 

E como cada fe

rramenta desta é aplicada por um Gestor? Seguem as informações do quê cada uma engloba:

Produto: identificar as oportunidades de lançamento de produtos e serviços, e adaptação destes às necessidades e desejos dos clientes, a formulação das estratégias de produtos e linhas de produtos e a administração do ciclo de vida do produto, entre outras; 

Preço: envolve a escolha da estratégia de preço que cause vantagem competitiva e distinção para cada produto ou linha de produto, bem como elevar ao máximo o retorno para a empresa e para os parceiros do canal de distribuição; 

Promoção: são 


relativas aos investimentos em estratégias e atividades de comunicação – propaganda, marketing direto, relações públicas, publicidade, eventos, seminários – e promoções de vendas – sorteios, prêmios ao consumidor, descontos de preços, brindes e outros.  

Ponto de distribuição: são as escolhas dos canais de distribuições dos produtos para que ele esteja no lugar certo, na hora certa, onde o cliente irá realizar a compra e satisfazer a sua necessidade. 

Como podemos identificar no quadro a seguir que o Composto de Marketing está envolvido em busca de um objetivo que é a satisfação do consumidor, ou seja, satisfazer, aguçar e até mesmo criar a necessidade do cliente pelo seu produto ou serviço. 

 

Referenciais: 

COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

KOTLER, Philip. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

Professores do Departamento de Mercadologia da FGV-EAESP e Convidados. Gestão de Marketing.São Paulo: Saraiva, 2003.

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