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Por: Marcopolo Marinho 

Dicas para você apresentar um trabalho de Conclusão de Curso Nota 10, Argumentação e apresentação pessoal.

 
DICAS PARA UMA BOA COMUNICAÇÃO DURANTE A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS PROFISSIONAIS E ACADÊMICOS
por: Marcopolo Marinho (2010)

DICAS PRIMÁRIAS

1. Conhecimento da platéia: 

     É muito importante que antes de preparação da apresentação o palestrante tenha
conhecimento da platéia ao qual o trabalho será transmitido. Para isto, deve-se reunir o maior número de informações possíveis sobre os mesmos. Vejamos alguns tipos de ouvintes que poderemos nos deparar:

  • Especialistas;
  • Neófitos;
  • Intermediários;
  • Misto. 

    Em decorrência dos diferentes tipos de públicos listados atentemos para a preparação de uma apresentação coerente com o público que estará presente, caso não tenhamos informações suficientes a apresentação deverá ser construída com um padrão intermediário e que atenda a todos os públicos de forma satisfatória.

2. Conhecimento do Assunto:

   

 Conheça bem o seu assunto e as diversas abordagens existentes, mesmo que estas não sejam o foco principal de sua pesquisa e de forma atualizada para não correr o risco de a platéia conhecer mais do tema do que você.

Estude, leia, se atualize. A verdade de ontem pode não ser a mesma de hoje.

 


3. Preparação:

 a) Tenha certeza de que está preparado para a apresentação. Se houver pendências procure resolvê-las o mais rápido possível, para evitar contratempos próximo a apresentação;

b) Deixe o seu nome completo e seus contatos (site, telefones, e-mail,etc) bem visíveis no material da apresentação;

 c) Cuidado com o tempo! Você deve ter bastante cuidado na estrutura de sua apresentação para que a mesma não estoure o tempo programado, pois o assunto pode ficar pesado e você ainda poderá, em alguns casos, atrapalhar a apresentação de algum posterior palestrante;

 

 4. Durante a apresentação:

 a) Olhe para os seus ouvintes encarando-os como pessoas que confiam no seu trabalho e que estão ali para aprender com você - é muito importante para a sua autoconfiança perceber o interesse no olhar dos ouvintes;

 b) Não inicie seu discurso antes de ter certeza de que a plateia está lhe ouvindo.

 c) Fale de modo entusiasmado, transmitindo emoção positiva para seus ouvintes;

 d) Nunca diga a sua platéia que você não está tão preparado por não ter tido tempo, que está nervoso ou que os Slides estão desatualizados, pois poderá passar a imagem de que você não se preocupou em preparar uma boa apresentação;

 e) Se você não foi apresentado por alguém "apresente-se" o público só irá confiar em você após saber quais são as suas experiências sobre o tema apresentado;

 f) Cuidado com o uso da gramática, gírias, palavrões, jargões da profissão, estrangeirismo, termos regionais e cacoetes como "né", "certo", "tá", tais vocabulários ou estruturas gramaticais aplicadas inadequadamente podem estragar sua apresentação e destruir a sua imagem;

 g) Seja inovador e ofereça algo surpreendente ao público.

 h) Cuidado para não ficar repetindo algum ponto do discurso demasiadamente;

 i) Não peça desculpas por problemas físicos como gripe, tosse ou dor de cabeça;

 

 5. Linguagem corporal

 a) O corpo fala. movimentos e expressões faciais ou corporais usados corretamente enriquecem a apresentação e o entendimento do público;

 b) Vista-se adequadamente em função do tipo de apresentação e o seu público;

 c) Se você não sabe onde por a mão durante uma apresentação, opte por segurar algum objeto como caneta, apontador ou outro material que possa servir como muleta.

 d) Não fique olhando para o teto, ou para o chão ou mesmo um único canto da sala, pode passar a imagem de insegurança.

 e) Cuidado para não passar uma imagem de arrogante, caso você fique olhando a plateia "por cima".

 

6. Encerramento:


 a) Encerre seu discurso com frases que transmitam a possibilidade de ação e mudança de atitude dos ouvintes;

 b) Não desperdice a última frase, a mesma deverá impactar e ser lembrada por todos;

 c) Mantenha o sorriso e a boa aparência até o último minuto;

d) Deixe-se à disposição para contatos futuros. 


7. Hora das perguntas

 Terminado o assunto, chegou a hora das perguntas.


 a) Elogie as boas perguntas mostrando ao público que a pessoa possui uma ótima visão sobre o tema;

 b) Repita a pergunta para que todos possam escutá-la;

 c) Alguém poderá utilizar o momento das perguntas para discursar sobre o tema, se você perceber que pessoa vai se estender muito, pergunte ao mesmo qual é a sua dúvida e responda com gentileza;

 d) Se a pergunta tiver várias partes, responda cada uma delas em separado para que gere maior clareza e para que os ouvintes aceitem melhor.

Encerrada a fase das perguntas agradeça, deixe novamente seus contatos e passe a palavra a quem está promovendo a cerimônia.

Conheça mais à fundo o texto "Apresentações para trabalhos acadêmicos" clicando aqui.

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REFERÊNCIA: 

  • Candido, Osório A. - Os 10 Caminhos para falar bem - Revista Língua Portuguesa, ano 04 (2010), edicão nº 53, ed. Segmento.

 

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