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Desafios dos Novos Líderes

Por: Evaldo Costa

        O mundo corporativo evolui rapidamente e é preciso estar sempre atento para não se tornar uma “carta fora do baralho”. O fato é que todos os dias ocorrem aprimoramento das técnicas de gestão e de relacionamento humano. Manter-se atualizado é o mínimo que o gestor dos dias atuais precisa fazer para ser competitivo. Neste contexto, uma grande meta deles é aprender a reconhecer que as abordagens não funcionam para todos da mesma maneira.

        Em meus 38 anos de experiência profissional, tenho comprovado que muitos gerentes de vendas chegam ao cargo promovidos, graças ao seu ótimo desempenho individual como vendedores. Entretanto, nem sempre eles conseguem o mesmo sucesso na nova função, pois não costumam reconhecer que é preciso adquirir novas habilidades para desempenhar a liderança com maestria.

        Dentre tantos desafios, ressalta-se o fato de nem sempre admitirem que as pessoas do time não necessariamente tenham as mesmas habilidades dele quando desempenhava o seu papel. Daí, quando as coisas não dão certo, ao invés de delegar e acompanhar, tentam resolver sozinho as coisas. Isso pode até sanar um caso urgente, mas está longe de ser um método recomendado de gestão.

        Outro desafio dos novos gestores, especialmente para aqueles que tenham sido promovidos para gerir ex-colegas de trabalho, é manter o relacionamento ativo de maneira que os “subordinados” o encare não mais como um colega de trabalho, mas sim como o seu novo líder. A maioria dos recém promovidos para o cargo de liderança valorizam muito os requisitos técnicos, tais como relatórios, planejamentos, processos e procedimentos que devem seguir etc. Tudo isso é muito importante, desde que a gestão com pessoas seja colocada em primeiro plano.

        O gestor incipiente deve entender que todo o bom desempenho começa com objetivos claros e todos os bons relacionamentos são fruto da transparência. Logo, se um gerente é promovido deve procurar o seu grupo de antigos colegas e falar sobre as mudanças de papéis, ressaltando o que ele espera da equipe e o que ela pode esperar dele. Agir assim nem sempre é fácil, mas costuma funcionar melhor do que ignorar a realidade dos fatos.

        O passo seguinte é estar atento aos detalhes e agir em sintonia com as palavras empenhadas. Afinal de contas, a transparência gera confiança e para ser um líder respeitado, precisará que as pessoas confiem em você.

        Finalmente, mantenha os olhos e a mente aberta a novos aprendizados. Leia bons livros, frequente boas palestras, responda menos, pergunte mais e siga os caminhos dos melhores líderes de sucesso de sua organização. Pois é como disse Peter Drucker: “O líder do passado era uma pessoa que sabia como dizer. O líder do futuro será uma pessoa que saberá como perguntar”.


Pense nisso e ótima semana, 

Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil

(Publicação autorizada pelo autor) 
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