Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Acesse também: 

Por: Marcopolo Marinho 

Entenda mais sobre Média, moda, Mediana... 

Por: Marcopolo Marinho 

Conheça Desvios, variância, e todo o composto de medida de dispersão. 

O que é Estatística
por: Marcopolo Marinho e Ana Carla Albuquerque (2011)
 

É um conjunto de técnicas e métodos científicos que envolvem planejamento, testes, exposição, coleta qualificada de dados,  indução, processamento, análise e a disseminação de informações, onde estas referem-se a experimentos específicos que envolvam diversos tipos de contagens e comparações, ou seja, relativos a um determinado fenômeno.

As técnicas estatísticas fornecem uma metodologia racionais para lidar com situações, fatos e eventos sujeitos a incertezas.

Os estudos sobre a Estatística como ciência é relativamente recente, porém, a mesma vem sendo aplicada desde o período da antiguidade, quando se era necessário a contagem populacional.

Evolução da Estatística

Em comparação a outros tipos de ciências a Estatística é bastante recente, remontando relatos relativos à antiguidade, através do qual ocorriam de forma demasiada contagens populacionais como forma de manter o controle sobre as informações sobre os povos quanto à população, riquezas e poderio bélico e militar.

Posteriormente - após a idade média - os governos europeus, preocupados com a propagação de enfermidades endêmicas e pestes, através do qual poderia ocorrer uma devastação de suas populações e, também, sabendo que um aumento expressivo no tamanho da população poderia afetar o poderio militar e político de uma nação, iniciaram processos referente à obtenção e armazenamento de informações sobre batismos, casamentos e funerais.

Por volta dos séculos XVI e XVIII grandes nações, com perfis e ambições mercantis, iniciaram fortemente a busca pelo poder econômico como forma de fortalecimento político. Logo, os governantes, sentiram uma imensa necessidade de coletar informações estatísticas referentes a diversas variáveis econômicas e mercantilistas, tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos.

A estatística contemporânea

Hoje em dia os dados e informações estatísticas são obtidos, rotulados e guardados em meios magnéticos, além de disponibilizados em diversos sistemas de informações acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade que, por sua vez, podem utilizá-los para o desenvolvimento de suas atividades. A ampliação e aperfeiçoamento dos processos de obtenção, armazenagem e disseminação de informações estatísticas têm sido acompanhados pelo acelerado desenvolvimento de novas técnicas e procedimentos de análise de elementos estatísticos.

Conceitos Básicos

  • População: São conjuntos de elementos onde existe pelo menos uma característica em comum. Temos como exemplo os habitantes de uma cidade, uma equipe esportiva do mesmo clube, etc.
  • Censo ou Recenseamento: Refere-se a um tipo de contagem e classificação de dados onde são computadas uma ou mais característica de “todos” os elementos de uma dada população.
  • Amostra: Diz respeito a apenas “uma parte” da populaçãoUsada apenas quando o censo é economicamente inviável ou mesmo impossível de examinar toda a população.
  • Amostragem: Técnica de escolha dos elementos da população que irá compor uma amostra.
  • Estatística Descritiva: Este segmento busca apenas descrever e estudar características de um grupo sem tirar conclusões referentes a outro em que esteja contido.
  • Estatística Inferencial ou probabilística: Outro segmento da estatística, esse, busca representar de forma confiável uma “população” de maneira que, analisando-se apenas uma amostra, tiremos informações importantes da população como um todo. Como as informações apuradas por esse tipo de estatística não são 100% exatas, quase tudo nesta área é baseado na teoria da Probabilidade.
  • Variáveis Qualitativas: Valores não numéricos. Ex: Raça, Cor, sexo.
  • Variáveis Quantitativas: Valores numéricos. Ex: Peso, número de filhos, dias sem acidentes. Pode ser dividida em DISCRETA ou CONTÍNUA.
    •  Variável Quantitativa Discreta: Refere-se a contagens e enumerações. Ex.: nº de filhos de um casal.
    • Variável Quantitativa Contínua: Refere-se a medições. Ex.: Pesos de uma pessoa.
  • Desvio ou Resíduo: É a diferença entre um valor e a média aritmética da distribuição de dados estatísticos.

Medidas de Tendência Central

Média Aritmética, Média Geométrica, Média harmônica, Mediana.

Separatrizes

Mediana, Quartil, Decil, Percentil.

Medidas de Disperção ou Variabilidade

Desvio Padrão, Variância, Desvio Absoluto Médio, Coeficiente de Variação, Variância relativa. 

Referências

  • Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE - Disponível em 06/02/2011 através do link: http://www.ence.ibge.gov.br/estatistica/default.asp
  • Material expositivo de aula do prof. Aluízio Costa - Espaço Jurídico Cursos 

Ferramentas Gerenciais - O Portal da Administração na Web - Artigos para consulta nas áreas de Administração Estratégica, Administração Geral, Marketing, Gestão da Qualidade, Estatística, Processos Decisórios, Logística, Meio Ambiente, E-commerce, Gestão com Pessoas, Vendas, Psicologia, Vendas, Negociação, Tecnologia da Informação, Empreendedorismo, comunicação, oratória e muito mais.