MATERIAL DNN I - Turma 7NA

VARIÁVEIS DA DISCIPLINA PARA DESENVOLVIMENTO DO TIDE E DO TIME 

Análise da existência, comunicação e implementação das variáveis micro e macro ambientais de planejamento na empresa X.

Macro ambiental
Estudo de identificação de oportunidades de mercado.

Análise de macro ambiente
Micro ambiental

Estrutura de plano de negócios.
Prática de preparação e comunicação de plano de negócios.

Análise do microambiente.

EMENTA DA DISCIPLINA

Estrutura de plano de negócios. Modelos de planos de negócios. Prática de preparação e apresentação de plano de negócios. Identificação de oportunidades de mercado. Análise do macroambiente.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1.Elaboração de um Plano de Negócios 
1.1.O Empreendimento; Missão, visão e valores;(pautados por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e 
solidariedade;) 
1.2 Análise de mercado (Clientes, concorrentes e Fornecedores) 
1.3 Análise swot. 
2. Plano de Marketing 
2.1 Descrição dos principais produtos e serviços (portfólio) 
2.2 Preço; 
2.3 Estratégias de Marketing (Matriz BCG). 
2.4 Marca e estrutura de comercialização. 

3. Plano Operacional; 
3.1 Layout 
3.2 Capacidade produtiva/comercial/serviços 
3.3 Processos Operacionais 
4 Necessidade de Pessoal 
4.1 Plano de cargo e salários (quadro de horários) 
2.5. Plano Financeiro; 
2.6. Plano Estratégico; 
2.7. Análise Ambiental (SWOT); 
2.8. Construção de cenários

 Bibliografia Básica

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espirito empreendedor.. SAO PAULO: Saraiva, 2004. 278.BERNARDI, Luiz Antônio. Manual de empreendedorismo e gestão:: fundamentos, estratégias e dinâmicas.. SÃO PAULO: Atlas, 2003. 314.DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa: uma idéia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa.. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. 299 p..DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. SÃO PAULO: Cultura, 1999. 275.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

KOTLER, Philip. Administração de marketing: e-book.. 12ª ed. São Paulo: Pearson, 2012. 776 p..MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração de projetos:: como transformar idéias em resultados.. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2009. 347 p..OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 30ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 186 p..PERNAMBUCO. MINISTÉRIO PÚBLICO. Declaração Universal dos Direitos Humanos - 60 anos. Recife: Ministério Público de Pernambuco, 2009. 14 p..VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI.. Rio de Janeiro: Garamond, 2010. 226 p..DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios.. 2ª ed. RIO DE JANEIRO: Elsevier, 2005. 293.DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo corporativo:: como ser empreendedor, inovador e se diferenciar em organizações estabelecidas.. rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 183 p..HOOLEY, Graham J.; SAUNDERS, John A.. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. 3ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. 464 p..CRUZ, Tadeu. Sistemas, métodos e processos:: administrando organizações por meio de processos de negócios.. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. 300 p..

DNN I – UI COMPLETA.pptx DNN I – UI COMPLETA.pptx
Tamanho : 2106,233 Kb
Tipo : pptx
ME_Analise-Oportunidades.PDF ME_Analise-Oportunidades.PDF
Tamanho : 254,48 Kb
Tipo : PDF
Apostila_Plano_de_negócios.pdf Apostila_Plano_de_negócios.pdf
Tamanho : 2273,602 Kb
Tipo : pdf

MATERIAL GESTÃO ESTRATÉGICA - Turma 5NA

GESTÃO ESTRATÉGICA - EXECUTIVOS.pptx GESTÃO ESTRATÉGICA - EXECUTIVOS.pptx
Tamanho : 4597,024 Kb
Tipo : pptx
Aula 02 - Gestão Estratégica FG (1).pdf Aula 02 - Gestão Estratégica FG (1).pdf
Tamanho : 1527,227 Kb
Tipo : pdf
ME_Missao-Visao-Valores.PDF ME_Missao-Visao-Valores.PDF
Tamanho : 316,682 Kb
Tipo : PDF