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Funções do Administrador

TIPOS DE ADMINISTRADORES E SUAS FUNÇÕES
Por: Marcopolo Marinho (2011)

     Chamamos de administradores os principais condutores de um processo administrativo e este possui uma atividade diferente do restante do grupo, pois, responsável pelo gerenciamento de todo o processo, coordena o trabalho de todos os envolvidos na intenção de alcançar um só resultado – o produto acabado. Com isso, percebemos que os administradores (também conhecidos como gerentes) são responsáveis pelo sincronismo das atividades de sua equipe.

     Dentro de uma organização encontramos diversos tipos de administradores que formam, por força normativa, uma cadeia hierárquica e entre esses estão os encarregados especialistas, os supervisores de equipes, os gerentes e os diretores.

     Em qualquer nível hierárquico as funções de um administrador são: Planejar; Organizar & Recrutar; Liderar & Motivar sua equipe; Coordenar as atividades do grupo através de comunicação de objetivos, planos e resultados; Avaliar, integrar e controlar o trabalho da equipe de forma individual e coletiva.

     Considerando a amplitude do cargo encontramos quatro tipos diferentes de gerentes nas organizações empresariais:

I.       Gerente de Linha: São responsáveis pela produção dos produtos da companhia dentro de sua competência;

II.       Gerente Staff ou não-operacional: São responsáveis por atividades de suporte e orientação;

III.       Gerente de Área: São os responsáveis por um departamento específico;

IV.    Gerente Geral: São os responsáveis por todas as atividades da organização constituída sob um centro de custos e lucros.    
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REFERÊNCIAS:

  • Murdick, Robert. Resumão - Administração e Negócios 01 - Administração. Barros, Fischer & Associados. 2009

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