Oi aluno(a), tudo bem? Este espaço foi criado para deixar disponível os seus materiais de aula. Bons estudos.

Este PDF Abaixo é para os alunos da UNINASSAU OLINDA - 2019.1 (7º Período de Administração)

GESTÃO ESTRATÉGICA - ALGUMAS AULAS.pdf GESTÃO ESTRATÉGICA - ALGUMAS AULAS.pdf
Tamanho : 17388,023 Kb
Tipo : pdf
As 10 Escolas do Planejamento.docx As 10 Escolas do Planejamento.docx
Tamanho : 21,741 Kb
Tipo : docx
Planejamento Estratégico.pdf Planejamento Estratégico.pdf
Tamanho : 617,275 Kb
Tipo : pdf

RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:

O que é Missão Organizacional?

Dê 3 definições, de autores diferentes, de Estratégia e de Planejamento Estratégico.

Explique qual é o papel de cada etapa do planejamento estratégico:

Definição da filosofia (missão, visão, valores, políticas e diretrizes):

O que é CRonograma MAcro?

O que é Orçamento?

O que é planejamento tático?

O que é planejamento Operacional?

O que é Visão Organizacional?

Explique os conceitos: Turbulência, produtos substitutos e rivalidade.

O que são os Valores Organizacionais?

O que são objetivos e metas organizacionais? São a mesma coisa ou tem diferença?

Explique o que é uma matriz GUT.

EXplique o que é balanceamento de portfólio.

O que é BSC e quais são as suas perspectivas?

Um estratégia organizacional precisa ser deliberada?

Explique o que é Controle.

O que significa dizer que uma organização tem uma atitude proativa?

O que significa “a empresa se relaciona com os ambientes”?

Os ambientes são certos ou incertos?

Quais são os tipos de ambientes que uma organização interagem?

O que são indicadores de desempenho?

O que significa o termo “valor agregado”?

O que são os pontos fortes e fracos da análise SWOT?

O que são as oportunidades e ameaças da análise SWOT?

Quem, normalmente tem os prazos mais longos, maiores riscos e maior amplitude, O planejamento operacional, o tático ou o estratégico?


Concurso público. DPE-RS* (2017). Prova: Analista – Administração

*Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul

Suponha que determinada organização tenha contratado uma consultoria especializada para o desenho do seu

planejamento estratégico. Na primeira reunião com os consultores contratados, os representantes da organização

foram instados a refletir sobre a razão de ser da referida organização, porque ela existe e o que faz, como forma

de expressar sua própria essência. Essa abordagem diz respeito à identificação, no âmbito do planejamento

estratégico, de um importante aspecto da organização, correspondente:

  1. A) Seus símbolos institucionais
  2. B) Sua visão de Futuro
  3. C) Seus Valores
  4. D) Cenários para a sua atuação
  5. E) A sua missão


Qual dos fatores abaixo não é mensurado na área de filosofia organizacional (área que define o propósito da

organização) de um planejamento estratégico?

( ) Missão

( ) Análise de ambiente

( ) Visão

( ) Valores

( ) Diretrizes


Escreva entre os parênteses a letra (E) se o fator identificado na análise de ambiente é do ambiente externo e com ( I ) se for do ambiente interno

( ) Tecnologia

( ) Financeiro

( ) Contabilidade

( ) Política

( ) Leis

( ) RH

( ) Economia

( ) Cultura

  1. Qual dos fatores abaixo não é estudado na etapa de plano de ação
  2. A) O que fazer
  3. B) Como fazer
  4. C) O que os funcionários querem fazer
  5. D) Quanto custa fazer
  6. E) Quem vai fazer
  7. F) Onde será feito


Explique qual a importância da definição de um cronograma preciso para o alcance dos objetivos da organização.


Concurso público. EMBASA* (2017). Prova: Agente administrativo

* A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A.

Há vários níveis de planejamento. Aquele que é o processo de definir objetivos e formas de realizá-los e

envolve a organização como um todo é o planejamento:

  1. A) Tático
  2. B) Estratégico
  3. C) Operacional
  4. D) Técnico
  5. E) N.D.R
 

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD 

Atividade I.docx Atividade I.docx
Tamanho : 389,186 Kb
Tipo : docx
Ficha_de_Atividade_A_ARTE_DA_GUERRA.docx Ficha_de_Atividade_A_ARTE_DA_GUERRA.docx
Tamanho : 187,882 Kb
Tipo : docx
GESTÃO ESTRATÉGICA - AULA 01.pptx GESTÃO ESTRATÉGICA - AULA 01.pptx
Tamanho : 2590,553 Kb
Tipo : pptx
Aula 02 - Gestão Estratégica FG.pdf Aula 02 - Gestão Estratégica FG.pdf
Tamanho : 1527,227 Kb
Tipo : pdf
GESTÃO ESTRATÉGICA 03 e  04.pptx GESTÃO ESTRATÉGICA 03 e 04.pptx
Tamanho : 2526,95 Kb
Tipo : pptx
HISTÓRICO DA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA.pdf HISTÓRICO DA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA.pdf
Tamanho : 459,78 Kb
Tipo : pdf
GESTÃO ESTRATÉGICA - AULA 05.pptx GESTÃO ESTRATÉGICA - AULA 05.pptx
Tamanho : 3021,231 Kb
Tipo : pptx
Revisão Prova - U1 Gestrategica1.pptx Revisão Prova - U1 Gestrategica1.pptx
Tamanho : 2895,502 Kb
Tipo : pptx
Unidade 02
Gest. Estratégica - Aula 06.pdf Gest. Estratégica - Aula 06.pdf
Tamanho : 1389,694 Kb
Tipo : pdf
Aula 07 - Gestrategica.ppsx Aula 07 - Gestrategica.ppsx
Tamanho : 3450,884 Kb
Tipo : ppsx
Aula 08 – Gestão Estratégica.pptx Aula 08 – Gestão Estratégica.pptx
Tamanho : 14985,276 Kb
Tipo : pptx

ARTIGO

PARA ONDE DEVO IR????

Por: PROF. Ms. Oswaldo Sérgio Carvalho (FG)

Toda empresa precisa pensar no futuro para nortear o presente. O tripé que cria a verdadeira magia dos negócios é formado por: Objetivos, estratégia e operação. Toda empresa deve escolher o caminho que a leve a alcançar os objetivos desejados, partindo de uma realidade conhecida e estudada. Ou seja, toda empresa deve ter uma estratégia.

Quatro lições essenciais para trabalhar com estratégia:

- Estratégia se faz com planejamento e execução;

- É crucial investir tempo e recursos financeiros em estratégia;

- Deve criar o hábito de pensar em estratégia. Se você faz isso na vida pessoal, já é um excelente treinamento apara conseguir fazer o mesmo na sua empresa;

- Foco, disciplina e diferenciação são a chave para chegar mais rápidos aos objetivos desejados.

ENTÃO, POR ONDE DEVO COMEÇAR??

A estratégia sempre nascerá errada se não for feita uma análise da empresa, de seu mercado e do ambiente em que se encontra, ou se essa análise estiver equivocada ou incompleta.

A regra dos C's

De acordo com o pessoal de marketing devemos fazer uma foto da realidade em que se encontra uma empresa focando ela mesma, seus concorrentes, seu mercado, e o ambiente de negócios. Para tanto, passamos em revista seis elementos que começam com a letra C:

* COMPANHIA, CONCORRENTES, CANAIS, CONSUMIDORES FINAIS, CUSTOS, CONTEXTO

Companhia: sua empresa é melhor que as demais no mercado em que atua? E em que ela é pior? Deve-se levar em conta o capital humano da organização, os ativos financeiros e os recursos tecnológicos.

Concorrentes: Você não está sozinho. Admita. Por isso, é necessário que liste os pontos fortes e fracos também de seus principais concorrentes. Detalhe: fique especialmente atento a evidências de que eles estão atendendo mercados que você não detectou.

Canais: Incluo nesta classificação os canais de vendas e intermediários em geral, ou seja, todos os clientes que não são usuários finais de seu produto ou serviço.

Consumidores: Chegamos ao que interessa, sua majestade, o cliente. O importante aqui é conhecer necessidades, desejos e hábitos dos consumidores da empresa, além de sua escala de valores.

Numa linguagem mais contemporânea, significa ter o foco DO cliente e não o foco no cliente.

Custos: Para tanto, você precisa conhecer  duas contabilidades existentes: a gerencial e a de custos. Dos números da contabilidade de custos saem os números da contabilidade gerencial.

Contexto: Finalmente, você deve analisar o contexto em que se insere a empresa, ou seja, o ambiente de negócios. Este é o formato por mudanças tanto na economia de seu país ou de sua região, como na conjuntura social. Incluem-se entre elas novos estilos de vida, saltos de inflação, novas leis, novos concorrentes, etc.

E SE TUDO PARECE IMPOSSÍVEL??

Os objetivos típicos de uma empresa dividem-se em categorias:

*Crescer, ou seja, aumentar suas vendas;

*Ganhar participação no mercado;

*Aumentar a rentabilidade;

*Superar uma crise;

*Estabelecer a marca e a imagem ou ampliar a visibilidade.

MAS COMO EU CHEGO LÁ???

¨¨Eu não sei qual é a chave do sucesso, mas a chave do fracasso é agradar a todo mundo¨

Explica-se: a expressão vem das palavras (probing, partitioning, positioning, prioritizing)

E COMO FICA ISSO NO DIA A DIA????

A empresa sem um plano estratégico é facilmente batida pela concorrência. Mas, a empresa incapaz de executar a estratégia - mesmo que por um curto período de tempo boicota a si mesma e deixa a sorte decidir quem vai vencer.