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ARTIGO

PARA ONDE DEVO IR????

Por: PROF. Ms. Oswaldo Sérgio Carvalho (FG)

Toda empresa precisa pensar no futuro para nortear o presente. O tripé que cria a verdadeira magia dos negócios é formado por: Objetivos, estratégia e operação. Toda empresa deve escolher o caminho que a leve a alcançar os objetivos desejados, partindo de uma realidade conhecida e estudada. Ou seja, toda empresa deve ter uma estratégia.

Quatro lições essenciais para trabalhar com estratégia:

- Estratégia se faz com planejamento e execução;

- É crucial investir tempo e recursos financeiros em estratégia;

- Deve criar o hábito de pensar em estratégia. Se você faz isso na vida pessoal, já é um excelente treinamento apara conseguir fazer o mesmo na sua empresa;

- Foco, disciplina e diferenciação são a chave para chegar mais rápidos aos objetivos desejados.

ENTÃO, POR ONDE DEVO COMEÇAR??

A estratégia sempre nascerá errada se não for feita uma análise da empresa, de seu mercado e do ambiente em que se encontra, ou se essa análise estiver equivocada ou incompleta.

A regra dos C's

De acordo com o pessoal de marketing devemos fazer uma foto da realidade em que se encontra uma empresa focando ela mesma, seus concorrentes, seu mercado, e o ambiente de negócios. Para tanto, passamos em revista seis elementos que começam com a letra C:

* COMPANHIA, CONCORRENTES, CANAIS, CONSUMIDORES FINAIS, CUSTOS, CONTEXTO

Companhia: sua empresa é melhor que as demais no mercado em que atua? E em que ela é pior? Deve-se levar em conta o capital humano da organização, os ativos financeiros e os recursos tecnológicos.

Concorrentes: Você não está sozinho. Admita. Por isso, é necessário que liste os pontos fortes e fracos também de seus principais concorrentes. Detalhe: fique especialmente atento a evidências de que eles estão atendendo mercados que você não detectou.

Canais: Incluo nesta classificação os canais de vendas e intermediários em geral, ou seja, todos os clientes que não são usuários finais de seu produto ou serviço.

Consumidores: Chegamos ao que interessa, sua majestade, o cliente. O importante aqui é conhecer necessidades, desejos e hábitos dos consumidores da empresa, além de sua escala de valores.

Numa linguagem mais contemporânea, significa ter o foco DO cliente e não o foco no cliente.

Custos: Para tanto, você precisa conhecer  duas contabilidades existentes: a gerencial e a de custos. Dos números da contabilidade de custos saem os números da contabilidade gerencial.

Contexto: Finalmente, você deve analisar o contexto em que se insere a empresa, ou seja, o ambiente de negócios. Este é o formato por mudanças tanto na economia de seu país ou de sua região, como na conjuntura social. Incluem-se entre elas novos estilos de vida, saltos de inflação, novas leis, novos concorrentes, etc.

E SE TUDO PARECE IMPOSSÍVEL??

Os objetivos típicos de uma empresa dividem-se em categorias:

*Crescer, ou seja, aumentar suas vendas;

*Ganhar participação no mercado;

*Aumentar a rentabilidade;

*Superar uma crise;

*Estabelecer a marca e a imagem ou ampliar a visibilidade.

MAS COMO EU CHEGO LÁ???

¨¨Eu não sei qual é a chave do sucesso, mas a chave do fracasso é agradar a todo mundo¨

Explica-se: a expressão vem das palavras (probing, partitioning, positioning, prioritizing)

E COMO FICA ISSO NO DIA A DIA????

A empresa sem um plano estratégico é facilmente batida pela concorrência. Mas, a empresa incapaz de executar a estratégia - mesmo que por um curto período de tempo boicota a si mesma e deixa a sorte decidir quem vai vencer.