Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Histogramas

Por: Marcopolo Marinho (2011)

    É uma ferramenta estatística utilizada na gestão da qualidade onde gráficos de barras expressam a variação de uma medida em um grupo de dados específicos inseridos através de uma distribuição de freqüência de forma visual. Tem como principal objetivo estimar a distribuição de um evento em um processo através de amostras.

 

     Obs: Os histogramas são utilizados para apresentar dados contínuos: dados que podem ser medidos.


     Com isso, divide-se uma faixa de valores representativos de um evento ou característica, desde que seja mensurável, em classes para a verificação da frequência de valores em cada uma destas classes.

 

     Ex: Representação gráfica do tempo de atendimento de um atendente em uma instituição bancária:

  
Cliente     Tempo Cliente Tempo Cliente TempoCliente Tempo 
01  05 min 05  04 min 09 16 min 13  32 min
02 15 min 06 30 min 10 08 min 14 23 min
03  03 min 07 17 min 11 04 min 15 05 min
04  22 min  08 12 min 12 09 min 16 22 min
 
     Classes definidas: 0 a 10 min ( 0-10); 11 a 20 min (11-20); 21 a 30 min (21-30) e 31 a 40 min (31-40)  
 

Classe 

Frequência

0 a 10

7

11 a 20

4

21 a 30

3

31 a 40

2
Representação do Histograma
 
 

REFERÊNCIAS:

  • CORREA, H. L.; CORREA, C. A. Administração de Produção e Operações—Manufatura e Serviços: Uma Abordagem Estratégica - Ed. Atlas - 2008– 2ª Ed., pág. 212
  • DAVIS, M.M. AQUILANO, N. J. CHASE, R. B. Fundamentos da Administração da Produção. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
  • Razzolini Filho, Edelvino.Zarpelon,Márcio Ivanor.Dicionário de Administração de A a Z. 2ª Edição.Curitiba:Juruá,2010.

Ferramentas Gerenciais - O Portal da Administração na Web - Artigos para consulta nas áreas de Administração Estratégica, Administração Geral, Marketing, Gestão da Qualidade, Estatística, Processos Decisórios, Logística, Meio Ambiente, E-commerce, Gestão com Pessoas, Vendas, Psicologia, Vendas, Negociação, Tecnologia da Informação, Empreendedorismo, comunicação, oratória e muito mais.