Acesse também: 

 Por: Marcopolo Marinho, Ana Carla Albuquerque e Jaciara Oliveira (2009)

 

Por: Marcopolo Marinho (2011)

 

 
 
Por: Fernando G. R. Trigueiro  
 
 
 
 
Diferença entre a Logística e a Administração de Materiais
Por:Marcopolo Marinho (2011)

A administração de Materiais - do ponto de vista de uma efetiva Gestão da Cadeia de Suprimentos (GCS) - é bem mais abrangente do que a Logística, tendo em vista que, tradicionalmente, a Logística trata da movimentação e armazenagem de produtos, o que seria apenas um pedaço do que engloba a Administração de Materiais. Já esta outra é responsável pela gestão de todo o processo de abastecimento e movimentação de recursos utilizados nos processos de produção, administração e entrega final.

 

Como podemos ver o conceito de toda a GCS é bem mais amplo do que a logística pura que em princípio limitava-se à movimentação de materiais. Porém, vale lembrar que nos modelos mais modernos de gestão a logística participa mais ativamente de todo o ciclo de vida do produto e esta se integra completamente à GCS, o que mostra que, mesmo sendo um pouco diferente, a integração atual torna os dois campos uma atividade praticamente única.  

 

Em nossos artigos publicados nas subcategorias desta página explicaremos melhor as particularidades de cada área de modo que você entenda a real função da Logística e da administração de materiais. Bons estudos.

 

Ferramentas Gerenciais - O Portal da Administração na Web - Artigos para consulta nas áreas de Administração Estratégica, Administração Geral, Marketing, Gestão da Qualidade, Estatística, Processos Decisórios, Logística, Meio Ambiente, E-commerce, Gestão com Pessoas, Vendas, Psicologia, Vendas, Negociação, Tecnologia da Informação, Empreendedorismo, comunicação, oratória e muito mais.