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Por: Ana Carla Albuquerque 

Por: Ana Carla Albuquerque 

 

Planejamento de marketing

Por: Ana Carla Albuquerque e Marcopolo Marinho

 

Podemos definir o planejamento de marketing como:

 

 “o processo de antecipar o futuro e decidir o curso de ação para a realização dos objetivos organizacionais”.

 

De uma forma sucinta descrevemos as e etapas do Planejamento de marketing:

ü  Análise de mercado;

ü  Identificação de oportunidades e riscos;

ü  Segmentação do mercado; seleção do mercado-alvo;

ü  Objetivos de marketing;

ü  Estratégia de diferenciação de produto;

ü  Estratégia de preços, comunicação e distribuição;

ü  Plano tático;

ü  Orçamento de marketing;

ü  Avaliação e controle.

 

Pois bem, iremos expor de uma forma prática e objetiva como desenvolver um Planejamento de Marketing, com a teória acadêmica e um case desenvolvido por nós. 

 

case é baseado numa empresa real, assim como seus fornecedores e concorrência, porém devido a ética seus nomes serão substituidos por nomes fictícios.

 

Neste case iremos utilizar o exemplo de um Bar/restaurante – Bar Sabor da Música – onde a principal dificuldade é a perca de seus clientes. Todos os nomes de empresas terão nomes puramente fictícios, caso aja alguma semelhança será meramente coincidência.  

 

O case completo segue anexo ao artigo!

 

Vamos então ao que interessa...

 

Um Planejamento Estratégico de Marketing têm-se início com o Brinfing - O briefingnada mais é que um conjunto de informações passadas em uma reunião (visita ao cliente ou à procura do mesmo) para o desenvolvimento de um trabalho, onde esta ferramenta é muito utilizada nas áreas de Administração, Relações Públicas e na Propaganda e Publicidade.

O briefing deve criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, é como mapear o problema, e com estas informações, ter idéias para criar soluções dos problemas expostos pelo cliente.

 

O briefing é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.

 

Geralmente o Histórico é realizado no primeiro encontro realizado com o cliente (empresa), ou no estabelecimento – que é o ideal, pois já verifica-se o ambiente e questiona ao cliente sobre algumas informações adicionais – ou na busca do cliente por uma “ajuda” para “vender” (possíveis palavras do cliente) ou na busca da qualidade, no atendimento ao consumidores finais, satisfação dos seus colaboradores layout da organização, enfim vários motivos podem levá-lo a procurar um planejamento de marketing.

 

Histórico – Neste tópico deve-se buscar do histórico do cliente propriamente dito, ou seja, a “vida” da organização.

 

Seguem alguns requisitos que precisam ser levados em consideração na construção de um planejamento de marketing:

 

ü  Período de vida do estabelecimento – ano de inauguração, até...;

ü  Se houve mudanças no nome fantasia;

ü  Proposta inicial do estabelecimento;

ü  Publico alvo;

ü  Quais são os responsáveis como departamento e se há sócios;

ü  Se há algum Plano de Marketing sendo realizado;

ü  Informações adicionais sobre a empresa – exemplo: banco de dados de clientes, qual o interesse e qual a disponibilidade de verba, se há alguma parceria com fornecedores, quantidade de funcionários fixos e freelances. 

 

Dando sequência no briefing, continua-se com as informações diretas sobre o cliente, deve-se ouvir o cliente atentamente e trazer todos os detalhes que forem expostos. Todos esses dados devem ser buscados com o próprio cliente no ato da “reunião” com questionamentos, tais como:

 

ü  Público Alvo da empresa;

ü  Quais são as necessidades de realização de um plano de marketing;

ü  Plano ou Ação de marketing que o cliente está no momento;

 

Diante do exposto pelo cliente daremos assim início ao Planejamento de Marketing propriamente dito, pois a partir do desenvolvimento do briefing – que são todas as informações, dados e detalhes observados repassadas pelo cliente – é importante salutar que, um planejamento não é realizado apenas com uma visita ao cliente – pois vocês têm de concorda que em apenas um encontro não serão coletados todas as informações supracitadas.

       

Deve-se, a partir deste momento realizar uma analise da Rede da Empresa, ou seja, buscar seu fluxo de produtos, serviços e comunicação de marketing, assim como o fluxo de informações, financeiro e pedido, cadeia de suprimentos e o canal de distribuição.

 

Concluída a analise da Rede da Empresa, das se andamento com a Analise PEST. E o que é a analise PEST?

 

Análise PEST é um modelo de análise do ambiente externo, cuja sigla corresponde às iniciais dos quatro grupos de fatores ou variáveis ambientais a serem analisadas, ou seja, Fatores Políticos, Econômicos, Socioculturais e Tecnológicos.  

 

 

 

 

 

A análise do ambiente externo proporciona dados para que cada proposta de valor seja analisada em seu respectivo cenário.
A analise PEST acarreta em uma melhor compreensão dos fatores geradores de mudanças relevantes para a atividade da empresa e a antecipação de ameaças e oportunidades.

Continua... 

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