Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Matriz ABC ou Matriz de Priorização

Por: Marcopolo Marinho (2011)

Por volta do século XIX, o economista Vilfredo Pareto levantou uma questão que auxiliou a sociedade a refletir sobre as riquezas existentes nos países. Constatando que a maioria das riquezas estão concentradas na mão de poucas pessoas e, com isso, através deste princípio, desenvolveu uma ferramenta de gestão bastante utilizada na administração de materiais: a matriz ABC ou Classificação ABC.

Para o setor administrador de materiais esta classificação representa uma significativa ferramenta e através dela são realizadas as classificações estatísticas inventariais dos produtos existentes na organização, pois através dos princípios de Pareto analisam-se a importância de cada material isoladamente, baseando-se nas freqüências de utilização, quantidades utilizadas ou em seus valores financeiros.

Outras características podem ser analisadas através deste tipo de classificação, tais como: Classificar clientes por volume de compra ou lucratividade gerada; classificação de produtos da empresa e a lucratividade por ele gerada.
 
Referências 
  • Razzolini Filho, Edelvino.Zarpelon,Márcio Ivanor.Dicionário de Administração de A a Z. 2ª Edição.Curitiba:Juruá,2010
  • Ferramentas Gerenciais - O Portal da Administração na Web - Artigos para consulta nas áreas de Administração Estratégica, Administração Geral, Marketing, Gestão da Qualidade, Estatística, Processos Decisórios, Logística, Meio Ambiente, E-commerce, Gestão com Pessoas, Vendas, Psicologia, Vendas, Negociação, Tecnologia da Informação, Empreendedorismo, comunicação, oratória e muito mais.