O Poder do Elogio nas Organizações

Por: Silvio Broxado (2011) 

(Contextualização e os Tipos de Elogios)

 Quando Jesus Cristo "elegeu" os doze apóstolos ele estava reconhecendo naqueles rapazes um mérito, uma condição especial (potencial), para desempenhar e executar "o maior projeto espiritual da humanidade".

 Foi um elogio tácito, há dois mil e onze anos atrás. Quando Sun Tzu planejava suas estratégias, táticas e operações, ele nunca as elaborava só. Ele reunia seus generais e outros colaboradores para poder ouví-los e aí, lançar mão da melhor ação. Era também um elogio tácito. Já Napoleão Bonaparte e Winston Churchill, utilizavam os elogios explícitos para motivar suas tropas, recon-hecer o mérito para a próxima batalha.Watson, Skinner, os "papas" da psicologia do compor-tamento (behaviorista), provaram, mostraram, e disseram em alto e bom tom, que para conseguir uma modificação do comportamento de homens e animais, é preciso dar recompensas, induzir ao comportamento final desejado, e o elogio é uma forma de conseguir este intento. Os cientistas e

psicologos chamam elogio de feedback positivo. O elogio é vital para um bom clima organi-zacional, como para um bom clima familiar. Elogiar desencadeia uma série de substâncias do prazer, da alegria e da satisfação na corrente sangüínea de quem o recebe, acarretando em mais auto-estima.

 Elogie, elogie e elogie, a cada novo comportamento. O ser humano elogiado fará um pouco melhor, e dará um algo mais para na próxima vez, receber outro elogio. Mas infelizmente, a maioria das pessoas não elogiam. Se alguém age corretamente, dentro do esperado, ninguém diz nada. Porém, se esta mesma pessoa agir fora do padrão esperado, um pouco que for, então aguarde os "carões", as críticas, e até as humilhações. Chega a ser inusitado, uma novidade, quando um pai, um chefe, um professor, um irmão, demonstra sua satisfação com o filho, o aluno, o irmão, o colega de trabalho.

 Como profissional, fui colaborador e executivo. Hoje eu exerço a profissão de consultor. Também sou filho, tenho amigos, sou pai, e participei a vida toda da prática de esportes, especialmente futebol, e digo: como é "orgasmático" ser elogiado. Afirmo com absoluta certeza, que já vi relações se deteriorarem por falta do reconhecimento do valor das pessoas. Pessoas que sucum-biram à depressão, atletas que de uma estupenda temporada, passaram a um redundante fracasso e fim de carreira na temporada seguinte, por excesso de crítica da imprensa, torcida, dirigentes, etc.

 Pessoas se sentem desvalorizadas dentro das próprias famílias, no meio dos próprios parentes, nos grupos, por falta de simples frases como estas: "pôxa, que trabalho bom você fez !"; "..que legal o que você vem fazendo"; "você é um craque"; "você é um cara legal".

Para  acender a fogueira, gostaria logo de cara, que você refletisse sobre as seguintes perguntas:

1- Quando foi o elogio mais recente que você recebeu?

2- Quando foi o elogio mais recente que você deu?

3- Como você se sente quando é elogiado?

4- O que se sente e o que acontece no ambiente, quando se elogia um filho, irmão, pai, mãe, colega de trabalho, chefe, subordinado, etc?

5- O elogio pode ser considerado um ato puramente de reconhecimento, do fundo do coração da pessoa que o emite?

6- O elogio pode também ser um ato maquiavélico, sedutor, bajulador, sarcástico?

7- Por que será que o elogio é mais difícil de se fazer do que a humilhação?

8 - Quem merece um elogio agora, que é do seu contato pessoal ou profissional?

9 - Já pensou quantos elogios você não deu a vida toda até agora?

10 - Qual o tipo de elogio que você mais deu: sincero, sarcástico, puxa-saco, sedutor ou interesseiro?

 OS TIPOS DE ELOGIO E O NÃO-ELOGIO (A HUMILHAÇÃO):

Todas as pessoas têm um jeito próprio de elogiar. Os tipos de elogios dependem do interesse do elogiador para com o elogiado. A seguir definimos os cinco tipos de elogio, nunca antes assim definidos:

1.    O Elogio Sincero

DEFINIÇÃO:

É reconhecimento social definido por Maslow. É o elogio que cativa, que faz as pessoas continuarem numa execução de tarefas, num projeto pessoal, num desafio, atrás de conquistas, evolução e melhorias, em busca de uma vida melhor. O elogio sincero é mais praticado nas famílias, (que também já não é tanto assim), do que nas empresas. Porque nossa formação social como nação, e nossa formação jurídica baseada no código romano, sugere que a Justiça Social passe pela Igualdade Social, e não pelo mérito individual.

 2.    O Elogio puxa-saco, babão

DEFINIÇÃO:

O elogio puxa-saco ou babão ou demagógico é às vezes nojento, outras inocente. É o mais exagerado e deslocado, o mais fácil de se identificar. Geralmente são emitidos para pessoas que ocupam posições hierárquicas superiores, ou personalidades e pessoas distintas. São os "tapinhas nas costas" nas festinhas, cerimônias deslumbrados e às vezes falsos.

 3.    O Elogio Sedutor

DEFINIÇÃO:

Como ele é emitido sob uma atitude de sensualidade, onde os fatores moti-vadores do elogio são diversos (atributos físicos, personalidade; poder, estilo de ser, posição social etc). O elogiador sedutor, corre sério risco de ser mal-entendido, ou mesmo até de ter seu elogio bem entendido. Se a "cantada" for esperada, e o(a) elogiado(a) já tiver provocado este elogio anteriormente, então algo novo e bom na relação interpessoal elogiadorelogiado, poderá surgir. Caso não, e o elogiador perceber que não foi uma boa idéia a "cantada", e puder, com jeito desfazer o mal-entendido", é bom fazê-lo, a favor da boa convivência no futuro, como amigos comuns.

 4.    O Elogio Interesseiro

DEFINIÇÃO:

É o elogio do interesse político, do interesse financeiro, social, econômico, dos lobistas profissionais. Muito difundido e utilizado por capitalistas, empre- sários, políticos e qualquer pessoa que tenha "quintas" intenções com aquele relacionamento interpessoal. Geralmente, há uma força corporativa por detrás, que utiliza esta prática, através de "representantes legitimados", para de certa forma, realmente seduzir, também seus alvos e conseguir suas vantagens. São os "tapinhas nas costas" falsos e maquiavélicos.

5.    O Elogio Sarcástico

DEFINIÇÃO:

É um anti-elogio. Na verdade chega a ser uma humilhação. Tem o objetivo de ridicularizar a outra pessoa. Ele acontece quando as pessoas em interação não têm boa convivência, ou até mesmo não se gostam. O elogio sarcástico é um ataque sútil, e desmoraliza o outro. Se houver platéia, então poderá haver um dano moral. è definido também como Assédio Moral, que é a desmoralização, os fatos que fazem as pessoas se sentirem por baixoo carão, a reclamação, a grosseria e o grito no ambiente de trabalho, repetidas vezes.

 Segundo Dale Carnegie, no seu best-seller histórico e clássico, o livro: "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas", ele define nove princípios para se atingir o melhor relacionamento possível com outras pessoas, os quais são:

 PRINCÍPIOS PARA INFLUENCIAR PESSOAS ATRAVÉS DO ELOGIO:

PRINCÍPIO 1:   Comece com um elogio e uma apreciação sincera;

PRINCÍPIO 2:  Chame indiretamente a atenção sobre os erros da outra pessoa;

PRINCÍPIO 3:  Fale de seus próprios erros antes de criticar os das outras pessoas;

PRINCÍPIO 4:  Faça perguntas, ao invés de dar ordens;

PRINCÍPIO 5:  Não envergonhe as outras pessoas;

PRINCÍPIO 6:  Elogie o menor progresso e também cada novo progresso. Seja "caloroso" na sua aprovação e generoso no seu elogio;

PRINCÍPIO 7:  Atribua a outra pessoa uma boa reputação para que ela se interesse em mantê-la;

PRINCÍPIO 8:  Incentive a outra pessoa. Faça que os erros pareçam fáceis de corrigir;

PRINCÍPIO 9:  Faça a outra pessoa sentir-se satisfeito fazendo o que você sugere."

 

DEZ MOTIVOS VOCÊ DAR UM ELOGIO A QUEM MEREÇA NÃO IMPORTANDO HIERARQUIA, POSIÇÃO SOCIAL e OUTRAS DIFERENCIAÇÕES MENORES

1. Todo mundo precisa, para aumentar a própria auto-estima;

2. Todo mundo quer, para sentir que é importante num grupo;

3. É um caminho para se conseguir um comportamento desejado de outra pessoa;

4. Aumenta a produtividade das pessoas;

5. Ajuda a fortalecer amizades novas e antigas;

6. Aumenta a resistência física e psicológica das pessoas contra doenças e desânimo;

7. Melhora a postura pessoal, e protrege as pessoas contra o estresse e pressão da vida moderna;

8. Incrementa a identidade profissional para o sucesso;

9. Aumenta o valor da imagem profissional de quem recebe, e dar mais poder pessoal a quem emite;

10. E, ...é de graça!

 Observação: Se algum dia alguém que recebeu um elogio, um reconhecimento ou uma homenagem se deslumbrar, ficar se achando, ou se tornar metida a besta, teremos de levar uma conversa direta e sincera com ele(a) alertando-o(a) de que esse tipo de comportamento não faz bem para a imagem dele(a), não serve para a organização e nem para a família dele(a)s.

 Curiosidade:

Outro dia no programa de entrevistas de Jô Soares, uma entrevistada, dona de uma grife exótica de calcinhas e confecções, recebeu um elogio de Jô, e ela prontamente rebateu: "...Pôxa, que é isso. São seus olhos!" E Jô Soares retrucou: "Por que será que vocês artistas bons, nunca aceitam um elogio? Vocês são bons mesmo, e devem acreditar mais nos elogios, ora bolas!"

Isso prova que, até para receber elogios, há bloqueios nas pessoas. Incrível! O próprio Roberto Marinho, sempre elogiou e quando deu carão nos seus colaboradores, deu de forma privada e sincera.

Até Maquiavel, disse um dia na sua obra "O Príncipe":

(...) Deve ainda um príncipe mostrar-se amante das virtudes, dando oportunidade aos homens virtuosos e honrando os melhores numa arte."

Tenho certeza que no final deste artigo, você saberá responder cada uma das dez perguntas feitas na página anterior. E mais: agirá mais na vida elogiando quem merece.

Pague essa "dívida" com as pessoas que fizeram e fazem uma diferença nesse mundo: seja justo com parentes, amigos ou colegas de trabalho.

Tenha certeza que os dias dessas pessoas, daqui pra frente, serão bem mais produtivos, engajados, alegres, leves, pois por detrás de todo elogio sincero tem a força de Deus, fazendo de você um "instrumento" de poder e amor incondicional para melhorar esse mundo.  

O Poder do Elogio nas Organizações - Parte-II - (Descrição de Pesquisa sobre o Elogio e sua Auto-Avalição do uso do Elogio)

(Resultado da pesquisa de campo sobre a prática do elogio no trabalho e nas famílias)

 No artigo O Poder do Elogio Parte-I, descrevemos sobre a importância, os efeitos positivos para o comportamento das pessoas, seja no ambiente de trabalho ou em casa. No meu livro, "O Poder do Elogio nas Organizações" (disponível gratuitamente a quem se interessar apenas em mídia digital), apresentamos uma pesquisa (no anexo ao final desse artigo) que realizamos durante 05 meses, quando das minhas palestras, cursos e workshops. O público pesquisado foi formado desde professores, profissionais liberais, autônomos, empresários, funcionários públicos, militares, até donas de casa, executivos e estudantes.

 No período de maio a outubro de 2007 foram entrevistadas 1270 pessoas das diversas classes sociais e profissionais em várias cidades do Brasil.

 A pesquisa baseou-se no questionário que consta na página seguinte, dividindo o rol de pesquisados entre homens e mulheres, sem levar em conta a idade.

A seguir, o resumo estatístico da opinião por gênero e a avaliação geral da pesquisa.

 Elogio pelos Homens

Interpretação:

 • A quantidade dos homens que pensam  sobre a importância do elogio para os que usam o elogio caem de 74% para 62% - (Questões 01 e 02).

• 47% dos homens, disseram que não elogiaram hoje ou nos últimos dias. 53% elogiaram hoje ou nos últimos dias - (Questão 03).

•  Homens elogiam mais colegas, superiores e pares (59%) do que familiares (52%) - (Questões 04 e 05).

Um dado que chama atenção é que só 56% dos homens pensam que o elogio é mais poderoso que uma bronca. 44% acham que vale mais uma repreensão mesmo – (Questão 06).

• Os homens que não sabem dar uma crítica positiva somam 46%, empate com os que sabem mais ou menos 46%, contra 8% que não sabem - (Questão 07).

• Outro dado interessante é que menos da metade dos homens sabem elogiar o cônjuge, Namorada, Amante. Só 49%. 14% não elogiam nada e 37% mais ou menos - (questão 08);

·  Novamente, só 47% dos homens dão elogios incondicionais, sinceros 53% não sabem dar elogios incondicionais - (Questão 09);

• Os homens se sentem na sua maioria a vontade em dar elogios, 67%,contra apenas 33% que  não se sentem espontâneos;

• E mais surpreendente da pesquisa: os homens que não ouvem elogios são 52%, contra 48% que ouviram hoje ou nos últimos dias.

Talvez Homens queiram mais elogios no trabalho e no lar?

Elogio pelas Mulheres

Interpretação:

 • Reduz o número de mulheres que pensam para as que usam o elogio de 75% para 55%. Os homens caem menos: de 74% para 62%, apenas na teoria;

• 19% das mulheres não elogiam de jeito nenhum, e 28, elogiam mais ou menos. Homens que não elogiam são 29%, e 18% , mais ou menos;

• 62% das mulheres elogiam colegas de trabalho. Os homens que elogiam no trabalho somam apenas 59%;

·  72% das mulheres elogiam mais familiares do que colegas e superiores no trabalho (62%). Homens são 59% para colegas, e só 52%, para os familiares. Mulheres aqui dão show;

• Só 53% das mulheres pensam que um Elogio é melhor que uma bronca. Os Homens ficam em 56%;

• E são bem parecidos na crença que a bronca é mais forte que o elogio: 12% dos homens e 8% das mulheres;

• Outro dado interessante é que só a metade das mulheres sabem dar uma crítica positiva , 51%. Os homens são 46%;

• Homens descrentes de dar uma crítica positiva são em 8%, mulheres são apenas 5%;

• Outro dado interessante é que 62% ,ou mais, das mulheres dizem elogiar o cônjuge, namorado, aAmante. Tem 27% delas que elogiam mais ou menos. Só 6% são totalmente descrentes;

• Todavia, apenas 48% dos homens dizem ouvir elogios. Será que as mulheres elogiam mesmo o cônjuge?

• Enquanto os homens são 14% de elogiar pouco, e 37% de elogiar mais ou menos, seu cônjuge, namorada, companheira. Mulheres novamente parecem que dão show aqui;

• 54% das mulheres dão elogios incondicionais, contra 36% que dão mais ou menos, e 9% que não dão de jeito nenhum sinceros;

• As mulheres se sentem na sua maioria a vontade em dar elogios, 68%. Contra apenas 32% que sentem NÃO espontâneas;

• Em espontaneidade, os homens são 66%, e 34% não se sentem tão espontâneos ao proferir elogios;

• E mais surpreendente da Pesquisa: As mulheres que ouvem elogios são 61%, e as que não ouvem são 39%;

• Os Homens que são elogiados: 48%. Os que não são elogiados: 52%. Talvez as mulheres precisem elogiar mais os namorados, maridos e companheiros.

 Resumo/Pensamento:

As mulheres acreditam nos elogios mais do que os homens, e os emitem mais também na prática do dia-a-dia. Elas ouvem mais elogios que os homens. Elas são craques em elogiar no lar aos parentes e cônjuge, assim como namorados e companheiros, mas nã tão assim no trabalho;

 As mulheres por terem vida profissional no mesmo nível que os homens, e pela sua afetuosidade natural,  tanto elogiam como são duronas quando tem de dar uma bronca, conforme a pesquisa.

 Será que as mulheres elogiam com mais freqüência porque ouvem mais elogios dos outros? Será que é a lei do Determinismo Ambiental em ação?

 A pesquisa mostra que as pessoas estão cheias de boas intenções pelo lado instintivo do afeto. Porém, falta-lhes cognição, consciência desse inestimável atributo que a raça humana tem para fortalecer relações, criar um ambiente prazeroso, produtivo, sadio. Falta-lhes a execução do comportamento prático, e disciplinado, para o uso da ferramenta reconhecedora e geradora de boas atitudes do sucesso de cada pessoa, seja numa organização, ou numa família.

 A solução para as organizações e famílias, é entender que o elogio, no dia-a-dia, é uma das melhores formas de conquistar o comportamento desejado dos outros. Todos querem ser reconhecidos em casa, na relação a dois, pelo colega, pelo chefe, etc.

 Será que as pessoas não elogiam com mais freqüência porque não ouvem elogios dos outros? Será que é Determinismo Ambiental?

A teoria do Determinismo Ambiental diz que somos frutos do meio. Qual será a sua atitude e ação após ler esta pesquisa daqui pra frente? De passividade ou de ação pelo reconhecimento do mérito de quem merece, já  há algum tempo? Por que as empresas não investem em Programas de Reconhecimento do mérito já que esta ferramenta é barata e impactante na produtividade humana?

 Sei que as organizações estão repletas de chefes despreparados, imaturos em habilidades de liderança. Tem "chefetes" por aí, que sabem da competência de certos subordinados e tentam de todas as formas escanteiá-los, diminuir a qualidade e quantidade das tarefas, e fazem questão de submetê-lo a uma condição de menor importância, na qual as tarefas são bastantes aquém ou além das suas competências ou capacidade intelectual com a finalidade que esses colaboradores não se tornarem uma ameaça. Pobre desses chefes "vampiros emocionais", e o pior é que alguns superiores desses também não enxergam tais maquievelismos dos "chefetes", transformando o clima organizacional num ambiente falso, trágico, e por que não dizer, cômico, já que a corte está cheia de "inocentes marionetes".

Esses chefes sabotadores devem amadurecer ou serem descartados de todas as organizações dos cargos de liderança, sejam eles apadrinhados ou não.

Outro dia em determinada organização, um subordinado que não estava presente em certa reunião, foi elogiado pelos seus serviços diferenciados por determinado líder de outra área, perante toda a alta-cúpula da organização. No dia seguinte, a maioria dos que estavam na reunião parabenizaram o tal referendado funcionário com emails, aperto de mão etc. Exceto seu líder direto que deve ter tido "um nó na tripa" durante toda à noite após a reunião.

Reconhecer as pessoas, elogiá-las, é em primeira instância uma ação de justiça social. Em segunda instância, no ambiente de trabalho, é uma forma de dizer que as pessoas estão fazendo "a coisa certa", servindo de referência aos demais colegas, e muitas vezes, uma forma de gerar mais lucros na empresa privada, ou os resultados desejados pela população, quando em órgãos públicos.

 Anexo

Questionário de Auto-Avaliação da prática do Elogio

Solicitamos sua participação em se auto-avaliar sobre o uso elogio. MARQUE O QUE VOCÊ SENTE. Isso é um trabalho de pesquisa sobre o reconhecimento das pessoas nas organizações.

Dê nota 1 = pouco;                nota 2 =  mais ou menos;                    nota 3 = muito.

1) Você acredita que elogios ajudam nas mudanças de comportamento das pessoas para melhor?

            1(   )                         2 (   )                      3 (   )

2) Você usa elogios como estratégia para ajudar as pessoas atingirem um melhor desempenho, uma evolução pessoal e profissional?

             1(   )                        2 (   )                       3 (   )

3} Você sentiu vontade de elogiar alguém hoje ou nos últimos dias?

                1(   )                       2 (   )                      3 (   )

4) Você faz elogios sinceros aos colegas (superiores, pares e colaboradores) no trabalho?

                1(   )                       2 (   )                      3 (   )

5) Você faz elogios sinceros aos familiares?

                1(   )                       2 (   )                      3 (   )

6) Você acredita que elogiar é mais forte que dá apenas uma bronca ou uma repreensão para ajustar o comportamento das pessoas?

                1(   )                       2 (   )                      3 (   )

7) Você sabe fazer uma crítica positiva?

                1(   )                       2 (   )                      3 (   )

8) Você faz elogios sedutores ao cônjuge, namorado(a)?

                1(   )                       2 (   )                      3 (   )

9) Na Organização em que você trabalha há algum tipo de programa efetivo em relação ao reconhecimento das pessoas, aos elogios e homenagens por desempenho?

                1(   )                       2 (   )                      3 (   )

10) Você foi elogiado hoje ou nos últimos dias?

                1(   )                       2 (   )                      3 (   )

 

Você é:  Sexo feminino (    )  Sexo masculino (    )   

Obrigado pela participação!    Silvio Broxado

Pontuação:

Entre 30 e 25 – Boa cultura e utilização do elogio por você e no ambiente que vive;

Entre 24 e 20 – Você usa e convive num local de médio uso e conhecimento do elogio;

Abaixo de 20 – Você e o ambiente em que vive apresenta imaturidade em elogiar pessoas

O Poder do Elogio nas Organizações – Parte-III – Os Torpedos do Elogio para Colegas, Clientes e Familiares

O Poder do Elogio – Os Torpedos do Elogio para Colegas, Clientes e Familiares

 Já falamos da importância, da cultura do elogio em ação na sociedade  os artigos parte-I e parte-II, respectivamente e agora vamos dar umas dicas sobre o que falar ou escrever na hora dos elogios.

Se você quer elogiar colegas no trabalho, dê uma olhada nos Torpedos dos Elogios na seção-A. Se você quer elogiar clientes, vejam os elogios na seção-B. E se você quer conhecer como dar elogios na família, encontre-os na seção-C.

SEÇÃO-A: TORPEDOS DOS ELOGIOS AOS COLEGAS.

1-TORPEDO DO ELOGIO AO COLEGA

Para: ________________

Sempre palavras serão poucas para descrever o que você tem feito de bom nas suas atividades, orgulhando todos aqui da empresa em tê-lo como Colega.M FEITO DE BOM NAS SUAS ATIVIDADES, ORGULHANDO TODOS AQUI DA EMRPESA DE T

De: __________________

 

2-TORPEDO DO ELOGIO AO COLEGA

Para: ________________

Como é importante o exemplo de profissional que você transmite para todos os colegas, tendo uma atitude positiva, amiga, pró-ativa, empreendedora e dedicada em todos os instantes.

PARABÉNS PELA POSTURA! SUCESSO!

DE: __________________

 

3-TORPEDO DO ELOGIO AO COLEGA

Para: ________________

Você é um dos melhores profissionais que conheço. Trabalhar com gente assim é um grande orgulho para todos nós.

SUCESSO AINDA MAIS!

DE: __________________

SEÇÃO-B: TORPEDOS DOS ELOGIOS AOS CLIENTES.

1-TORPEDO DO ELOGIO AO CLIENTE

 PARA: ______________

 Ter como cliente, um profissional de sucesso como você, é um orgulho para nossa

Empresa. Por isso, é uma grande satisfação em atendê-lo em tudo do seu interesse e ao nosso alcance.

Grato!

 DE: ________________

 

2-TORPEDO DO ELOGIO AO CLIENTE

 PARA: ______________

 Você é importante pessoa para todos nós. Estamos todos empenhados em atendê-lo e

Tratá-lo bem. Conte conosco para tudo que for necessário para satisfazê-lo.

 SAUDAÇÕES!

 DE: ________________

 

3-TORPEDO DO ELOGIO AO CLIENTE

 PARA: ______________

 Estamos vivendo um momento especial na relação com você, um parceiro da empresa,

Um cliente especial. Tratá-lo acima das expectativas e dar o máximo é nossa missão.

Seja sempre bem vindo e conte conosco!

 DE: ________________

 SEÇÃO-C: TORPEDOS DOS ELOGIOS AOS FAMILIARES.

1-TORPEDO DO ELOGIO NA FAMÍLIA (DOS FILHOS PARA OS PAIS)

 PARA:_______________

 Pai, mãe,

Bem que deus me disse, que eu iria encontrar dois belos "anjos-da-guarda" na

Minha vida. Devo tudo que sou, por causa da capacidade do amor de vocês.

Amo-os muito, muito também!

 DE: ________________

 2-TORPEDO DO ELOGIO NA FAMÍLIA (DOS FILHOS PARA OS PAIS)

 PARA:______________

Pai, mãe, vocês são nossos heróis de verdade.

Obrigado por toda mamadeira, toda vacina, toda tarefinha da escola que relutei em fazer, mas vocês me mostraram que era o melhor caminho a tomar.

Obrigado por todo chôro, todo afeto, amor incondicional, por torcer e se esforçarem por nossa segurança e felicidade.

Amamos muito vocês.

Obrigado por tudo!

 DE:_______________

 

3- TORPEDO DO ELOGIO NA FAMÍLIA (DOS PAIS PARA OS FILHOS)

 PARA: ______________

 Filho(a), você é a nossa maior motivação! Você é nossa maior força! Você é o maior

e melhor razão de nossas vidas! Dos seus melhores amigos,

 DE: ________________

  4- TORPEDO DO ELOGIO NA FAMÍLIA (DOS PAIS PARA OS FILHOS)

 PARA: ______________

 Nós somos muito felizes, pois temos um(a) filho(a) amigo(a), estudioso(a), sincero(a),

Atencioso(a) e amoroso(a) com todos, como você é. Somos os pais mais felizes do mundo!

Beijão filhão(ona)!

 DE:________________

Pare! Reflita por um instante, quem da sua família ou do seu trabalho merece um elogio há muito tempo?

 Ligue agora para ele! Se não tiver o telefone ou não puder dizer pessoalmente agora, não deixe passar de 24 horas. Ligue já! Relacione pelo menos 4 nomes e seus números telefônicos / e-mails, para contatar.

 Elogie, deixe de ser econômico, de orgulho, vergonha, cerimônia, de hein, hein, hein!!!

 Ligue agora! Passe um fax! - Passe uma mensagem na Internet!  Fale pessoalmente! Se não souber falar, escolha um dos TORPEDOS DO ELOGIO ACIMA, e envie a quem merece.

 Veja o prazer que dá. E sinta como você passará o resto da semana, com sentimento de ter saldado uma dívida com o mundo, e com as pessoas que o rodeiam.

 E tem mais: relacione, elogie também alguém que não seja do seu contato diário, mas que você sabe que é um super craque na sua atividade profissional ou como ser humano, também nas próximas 24 horas. Depois analise consigo próprio como ficou o clima nos ambientes e com essas pessoas.

Muita gente vai achar esquisito, eu sei disso! Mas depois você explica que está fazendo uma "reengenharia na vida",...saldando uma dívida, para propagar as boas ações dos craques da humanidade neste mundo! Reconhecer o mérito de quem merece, pode melhorar as relações tanto no mundo organizacional quanto no familiar.

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