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Por que essa onda toda de motivação?

Por: Silvio Broxado (2011)

Porque torna o ambiente organizacional mais alto-astral, mais leve e gera a boa convivência. Porque pode levar mais rapidamente as organizações a excelência, ao lucro nas empresas privadas e ao atendimento das necessidades das populações na gestão pública. Porque o mundo mudou muito nos últimos 30 anos: caiu o muro de Berlim; acabou o socialismo; a China virou potência capitalista, aumentou a popularidade e o uso do computador, facilitando as comunicações e os negócios, favorecendo um cenário de disputas, onde os vencedores (individuais) e as vencedoras (organizações), serão aqueles(as) que tem na motivação humana a melhor e mais eficaz estratégia para superar desafios, seja num mundo globalizado, virtual ou real.

Porque o Brasil mudou muito também nesse período:

Acabou o governo militar;

Criou-se a Constituição de 1988;

Botaram pra fora um presidente corrupto;

Criou-se o Código de Defesa do Consumidor;

As fábricas de automóveis deixaram de fabricar "carroças";

Os processos de produção e a eficácia das empresas aumentaram com a

informática e com os certificados de qualidade;

Elegemos um presidente vindo da classe operária e a primeira mulher à presidência no Brasil;

# Elegemos a primeira mulher presidente e o país definitivamente, tornou-se uma referência mundial na área econômica, social, política, respeitado por muitos países, tornando-se parte do G-20.

E a partir daí, as empresas passaram a disputar mercado escasso e, a necessitar de profissionais talentosos mais do que antes, profissionais pró-ativos, empreendedores, engajados e comprometidos nas suas funções.

8 RAZÕES PARA MOTIVAR GENTE NAS EMPRESAS:

Explicando melhor, veja oito razões para você definitivamente entender o porquê da importância da motivação, o porquê ela é vital, crucial, decisiva para as organizações e para as pessoas:

 1. Gente desmotivada na venda e na retaguarda é responsável por 65% da perda de clientes;

 2. Nos Estados Unidos, o Departamento do Trabalho verificou nas 500 melhores empresas para se trabalhar, segundo a revista Fortune, os seguintes números:

a) a taxa do retorno de capital anual médio foi de 23,4%, enquanto outras

empresas fora dessa lista da Fortune tiveram retorno de 14,8%;

b) as ações colocadas na bolsa de valores, isoladas dessas empresas variaram em torno de 25%, enquanto noutras empresas não presentes na lista das melhores para trabalhar atingiram apenas 13,2%;

3. Só existe 4% de pessoas motivadas no ambiente profissional, tanto em vendas quanto em áreas técnicas e administrativas;

4. Muitas empresas, têm computadores, e conhecem teoricamente atuar bem nos 3 P's do marketing (Ponto, Produto e Promoção), fazendo jogo ficar empatado. Daqui pra frente o desempate só virá com o 4º "P". O "P" de pessoas motivadas, talentosas, altamente capacitadas e dedicadas.

5. Se a moça ou o rapaz não estiver motivado, eles não se desenvolvem. E aí quem comanda as empresas, irá substituí-lo(a) por alguém motivado, comprometido*, realizador, pró-ativo...e altamente capacitado.

6. Temos de estar motivados para manter, além da empregabilidade e identidade profissional, para nos realizarmos como seres humanos. Todo mundo vive e morre. E nessa caminhada, Deus nos deu uma grande missão: sermos seres evolutivos, seres que ajudem a transformar não só os próprios sonhos em ação e realidade, mas a ajudar outros a fazerem o mesmo. Não podemos decepcioná-Lo;

 7. 70% das decisões de compra, dos fechamentos de negócios, dos acertos contratuais, ainda são feitas no corpo-a-corpo. Pode haver internet, telemarketing, telefone e mala-direta, seja lá o que for, mas a maioria das decisões corriqueiras de compra e venda é feita com gente tratando no olho, ao vivo com outra pessoa. E assim, portanto, tem de ter a motivação;

8. Os clientes não compram mais Características Vantagens dos produtos e serviços. Compram sim, Benefícios que os produtos e serviços possam dar ao bolso e às necessidades. Para explicar"Benefícios" só tendo profissionais motivados nas empresas. Os catálogos e folders sozinhos de nada  adiantam.

Então como se pode vê, ser motivado é o grande fator de "desempate" entre indivíduos e empresas em busca do sucesso. Tecnologia será, no máximo daqui pra frente, um fator agregador de valor, e não mais o diferencial.

 O QUE É MOTIVAÇÃO, AFINAL?

Motivação, segundo os cientistas, psicólogos e estudiosos do comportamento humano, é uma "energia" que acontece no corpo humano e é gerada de dentro para fora, tanto no campo físico, quanto no psicológico. Ou seja, a motivação ou é fisiológica ou mental,  psicológica.

MOTIVAÇÃO FISIOLÓGICA:

·         Quando tenho fome, a motivação é comer;

·         Quando tenho sede, a motivação é beber;

·         Quando tenho cansaço, a motivação é descansar, dormir.

 MOTIVAÇÃO PSICOLÓGICA:

·         Quando tenho uma meta pessoal ou profissional, todo meu desejo, poder, crença e esforço mental está dirigido para aquele objetivo, os quais influenciam meu comportamento social.

 OBS.: Em ambas motivações acima, o corpo ou o cérebro, buscam saciar uma carência, uma necessidade. É uma energia de dentro para fora.

Não existe motivação "fora" do ser humano. Fora, só há estímulos e condiciona-mentos sociais que promovem, provocam ou incentivam ainda mais o comporta-mento humano em busca de saciar aquele tal desejo.  Ou seja, por exemplo, numa campanha de vendas, que se promove nas empresas, o prêmio da campanha, não é o fator motivacional, é apenas uma materialização, simbolizado em reconhecimento social da possível vitória, e que de certa forma dá um tempero no comportamento dos participantes.

Qual o perfil das pessoas desmotivadas?

1-Indolentes,não engajadas, despreocupadas, não responsabilizadas, sem metas pessoais e profissionais de curto, médio e longo prazo;

2-Olhar triste, cabisbaixas, ou olhar assustado e distante;

3-Ombros arriados, respiração curta, olhar sem brilho, com sentimento de culpa ou arrependimento;

4-Passos lentos,  como tivesse de pedir licença para andar;

5-Pouco pique na atividade profissional e desinteresse com a vida pessoal. Só faz o que for pedido, não dá um algo mais;

6-Diálogos negativistas, assuntos sobre problemas e crises pessoais e do mundo, fofocas, etc;

7-Não confiança em si, nem na empresa que trabalha, e nem nos colegas

8-Mal vestido(a), aparência cansada ou desleixada.

 Qual o Perfil das Pessoas Motivadas

1-Altivas, proativas, comprometidas, com metas pessoais de curto, médio e longo prazo;

2-Olhar brilhante, a procura de concentração, ombros eretos, caixa toráxica pra frente;

3-Passos firmes, balançar das mãos em sincronia com o restante do corpo, cabeça ao alto;

4-"Pegada forte" e firme nas atividades profissionais, cumpridoras de metas e acordos, além de usar boa dose de criatividade, inovação e improviso nas ações e atividades do dia-a-dia;

5-Diálogos positivos; gosta de elogiar as pessoas; gosta de ajudar e aconselhar; gosta de participar dos projetos, programas e mudanças na empresa. Confia em si, na empresa e nas pessoas da empresa;

6- Respiração calma e profunda;

7-Vestido adequadamente – (não precisa ser vestido com roupas caras), demonstrando auto-estima e autoconfiança elevadas, em sintonia com o ambiente.

Não há excelência sem motivação. As organizações e as suas lideranças podem ter o melhor desempenho dos seus colaboradores elaborando campanhas internas dentro de uma cultura de reconhecimento pessoal e profissional. Pena que muitos líderes não desenvolveram a competência de enxergar esse óbvio.

Colaboradores, não esperem por ninguém, achem seus motivos, dediquem-se e sucesso. 

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