Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Será que Recompensas Financeiras e Não-Financeiras melhoram o clima organizacional?

Por: Silvio Broxado (2011)

Dinheiro não é tudo, mas sem ele não sobrevivo. Se eu sobreviver, vou querer mais. Vou desejar segurança, afeto, amigos e auto-realização".  Sílvio Broxado baseado em Maslow.

 A resposta para esta pergunta pode ser sim ou não. Pois segundo os cientistas da psicologia, o ser humano está sempre desejando algo mais, ele nunca se contenta em plenitude. Entretanto, queira ou não, os cientistas em comportamento e evolução humana, afirma que o dinheiro, em tempos de crise, instabilidades e mudanças bruscas ou não, conta muito para :

·         Segurança da família;

·         Manter status;

·         Poupança para os tempos difíceis;

·         Empreender uma nova saída ou realidade profissional.

Indicamos para os gestores e consultores de recursos humanos, baseados em trabalhos já realizados e aplicados, de como motivar e dar qualidade à gestão de pessoas, na dura rotina da "mesmice" presente mundo corporativo atual.

1. GESTÃO DE PESSOAS ATRAVÉS DE RECOMPENSAS "COM DINHEIRO" (PREMIAR FINANCEIRAMENTE SEMPRE QUE PUDER):

Utilizar dinheiro como fator de recompensa por conquistas e bom desempenho, pode ajudar no Status Social, na autonomia e na fidelização do funcionário com a empresa, caso não ocorra nenhuma incorporação salarial, que possa não estar de acordo com a Gestão Clássica de Pessoas (folha de pagamento).

É importante entender que este tipo de recompensa, quando não bem administrada ou justa, pode provocar ressentimentos entre os colegas, comprometendo a Gestão da Cultura Organizacional, no item espírito de time, e sua endurance. Endurance é termo cunhado da fisiologia e medicina desportiva, na criação de  paradigma para indivíduos que queiram alcançar patamares de excelência em condicionamento físico, tornando-se mais resistente, veloz e flexível no longo prazo.

A seguir diversos tipos de recompensas em dinheiro e seus efeitos no tempo e na endurance da empresa.

1.1. Aumento de Salário Geral para Todos

O que é: elevação da remuneração básica no contra-cheque.

·         §  Fatores relevantes e eficácia no tempo:

 Tem um alto impacto na Gestão Clássica e na Gestão da Cultura no curto prazo, porém se não acompanhar as organizações do mesmo setor, esvaece no médio prazo e pode ser esquecido no longo prazo.

 1.2. Aumento de Salário por Desempenho

O que é: acréscimos regulares de salários, tendo por base o enquadramento da mesma função, mas para uma escala superior do tipo júnior, pleno e sênior. Resvalando para a ficha funcional da pessoa. A fonte deste acréscimo podem ser as avaliações formais e informais dos líderes e colegas. Entretanto, após a confirmação que este aumento deva ser concedido, deve-se fazê-lo de imediato, para não reduzir seu impacto no ambiente da empresa.

·         Fatores relevantes e sua eficácia no tempo: 

Eleva o prazer e a motivação, propaga-se o conceito de alta performance e endurance, no curto, médio e longo prazo. Gera uma forte agregação de valor na Gestão da Cultura, e na Gestão Clássica.

1.3. Bônus e Comissões

O que é: recompensa em dinheiro, relacionadas com metas, objetivos e prazos. Muito mais conhecidas para a área de vendas das organizações, mas que poderiam ser para todas as áreas. Hoje em dia, há uma alternativa em entregar vale-prêmios, para trocar-se no comércio.

·         Fatores relevantes e sua eficácia no tempo: 

Efeito positivo constante, no curto e longo prazo. Porém, é preciso deixar claro qual o patamar deste prêmio, para não ser tão baixo, nem tão alto. Forte impacto na Gestão da Cultura e na Gestão Clássica.

1.4. Ações na Empresa

 O que é: Ações na empresa como presente ou como recompensa por alcance de objetivos, metas e prazos.

·         Fatores relevantes e sua eficácia no tempo: 

Estimula a lealdade, a fidelização com a empresa no curto e longo prazo e é um diferencial grande no mercado. Forte impacto na Gestão da Cultura Organizacional.

 

1.5. Benefícios Sociais

O que é: pagamentos ou auxílio de pagamentos de vales alimentação e refeição, seguros diversos, previdência, auxílio creche, auxílio babá, auxílio funeral para os parentes em 1 e 2 grau, acordos comerciais para descontos em hotéis, lojas, farmácias, etc. Quase todas as organizações devem faturar com agências de viagens e turismo, livrarias, gráficas, papelarias dentre outras empresas comerciais de interesse dos colaboradores.

·         Fatores relevantes e sua eficácia no tempo: 

É ótimo no curto e longo prazo. Ter funcionários saudáveis e "ajudados", causa um alto-impacto na comunidade fora e dentro da empresa. É uma boa idéia quando não se pode aumentar salários,  gratificações, ou participação em resultados. É excelente para o conceito da Gestão Clássica e também para a Gestão da Cultura Organizacional.

 1.6. Benefícios Especiais

O que é: pagamentos ou auxílio em aluguéis, financiamentos, escola de filhos, combustível ou em aquisição de produtos ou serviço da empresa. Uma boa idéia aqui é mobilizar descontos fazendo parceria com fornecedores da empresa, facilitando a aquisição de produtos e serviços, tais quais aluguéis de carro, hospedagens em hotéis e bilhetes aéreos.

·         Fatores relevantes e sua eficácia no tempo: 

Provoca boa reação se serve como uma espécie de algemas de ouro, assim como ações da empresa. Tem valor motivacional discutível, pois alguns empregados podem achar esses benefícios como supérfluos, porém bom no curto e longo prazo. Ótimo para a Gestão da Cultura, pois dá uma conotação de ser uma empresa cuidadosa e detalhista, de visão atualizada e interessada na qualidade de vida pessoal, fora da empresa, dos seus empregados.

 2. GESTÃO DE PESSOAS ATRAVÉS DE RECOMPENSAS "SEM DINHEIRO":

Aqui é o palco do jogo do simbolismo psíquico que Jung pregou: nada motiva mais do que a personalização do reconhecimento por conquistas notáveis, e são eficientes se ocorrerem com freqüência. Comemore o sucesso visando em alto impacto no indivíduo e no grupo. Se for o reconhecimento de todo o grupo com um bom churrasco, uma festa num sábado quem sabe. Mas invista tudo em celebrações para todas as áreas, vendas, marketing, administração, técnica, sempre utilizando como referencial as avaliações de desempenho. Comemore, presenteie, dê o mérito a quem merece, faça elogios e comemore sempre.

2.1. Reconhecimento do Mérito

O que é: é um elogio em público, o famoso "feedback"positivo, de forma pessoal, com entrega de placas, diplomas, medalhas, certificados e divulgação pelos quatro cantos da empresa do fato do reconhecido ou em boletins internos.

·         Fatores relevantes e sua eficácia no tempo: 

O custo é baixíssimo, insignificante para a empresa, pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer momento. Perfeito para organizações que não podem ou não querem investir em recompensas financeiras, aumento de salário, comissões etc. Tem um forte impacto na Gestão da Cultura, no curto e no longo prazo.

2.2. Presentes e Privilégios

O que é: aqueles brindes famosos do marketing que quase ninguém vê, porém torcem para um dia recebê-los; homenagens por tempo de serviço; uma viagem inesquecível pode ser para uma praia, no final de semana,  dependendo do efeito que queira se dá ou da coisa que se tenha.

·         Fatores relevantes e sua eficácia no tempo: 

No curto prazo é de forte efeito na Gestão da Cultura, mas no longo prazo se incorpora e talvez precise ser mais sofisticado. Mas é bom existir.

 2.3. Eventos Especiais Envolvendo todos os Níveis

O que é: fins de semana para reuniões e encontros de comemorações, dinâmicas de grupo, lançamentos de projetos, ou simplesmente comemorar dia dos pais ou dia das mães, etc.

·         Fatores relevantes e sua eficácia no tempo: 

Estimulam, recarregam-se as baterias, conhece melhor colegas e seus familiares, tem um forte efeito na Gestão da Cultura no longo prazo, época em que as ações planejadas, tiveram tempo de serem implementadas e testadas, quando é o caso.

 2.4. Treinamento de Desenvolvimento Pessoal e Técnico

O que é: Treinamentos, cursos e workshops sobre poder pessoal, liderança, auto-estima, espírito de time, de comunicação verbal e não-verbal, superação de limites, além dos treinamentos técnicos e específicos de aumento das habilidades na função.

·         Fatores relevantes e sua eficácia no tempo: 

Forte poder para a Gestão do Desenvolvimento e da Cultura, aumentando a qualidade pessoal e profissional, tornando o funcionário mais comprometido, e preparado para os desafios do mundo globalizado competitivo. É excelente no curto e longo prazo.

 2.5. Equipamentos

O que é: veículos partilhados ou constantes, computadores e softwares pessoais, móveis modernos e atuais, periféricos celulares, dentro outros. Quando for necessário para melhor qualificar as condições profissionais e disputar mais o mercado.

·         Fatores relevantes e sua eficácia no tempo: 

Se estiverem dentro dos objetivos e das estratégias é interessante, pois aumenta o "status" dos funcionários, com o aumento da auto-estima. Não tem maiores impactos na Gestão da Cultura, pois são restritos apenas a um grupo de funcionários.

 2.6. Um Bom Local para Refeição e Descanso

O que é: todos precisam de um local bem estruturado para as refeições e descansos, com uma boa decoração, num ambiente que passe tranqüilidade e conforto, e assim recompor as forças para o segundo turno do dia.

·         Fatores relevantes e sua eficácia no tempo: 

Os empresários e lideres precisam entender o valor desta simbologia e a força que este item tem na Gestão da Cultura – Qualidade de Vida. É forte no curto e longo prazo, pois trata-se de respeito e de elevação da dignidade humana. O custo é baixíssimo, insignificante para a empresa, pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer momento. Ideal para organizações que não podem ou não querem investir em recompensas financeiras, aumento de salário, comissões, etc. Tem um forte impacto na Gestão da Cultura, no curto e no longo prazo.

2.7. Salão de Jogos, Leitura e Estudo

O que é: muitas pessoas estudam a noite e sempre precisam colocar em dia suas tarefas e trabalho dos seus cursos. Ou muitos outros, preferem relaxar após o almoço, jogando xadrez, dominó, carta, sinuca, ou levando um bom papo com os amigos.

·         Fatores relevantes e sua eficácia no tempo: 

Tem um altíssimo impacto na Gestão de Desenvolvimento e da Cultura Organizacional, no curto e longo prazo, pois mostra quanto a empresa, na prática, aposta num presente e num futuro melhor, com profissionais mais qualificados, auto-realizados e tranqüilos.

 O dinheiro é sempre bom e muito bem vindo, todavia um "caloroso abraço" ou um "muito obrigado", um elogio alto e bom som, nunca será substituído. Lideranças conscientes desses aspectos para o dia-a-dia das organizações são vitais na condução e manutenção de um ambiente de trabalho alegre, prazeroso, onde a confiança entre colaboradores e chefias seja fruto de uma relação franca, olho no olho, apoiadora, sem teatralizações falsas que simulam que tudo parecem estar bem ou em sinergia, e que a ética seja um valor inexorável e definitivo. Ter chefias imaturas, tiranas, que olham mais para o cartão de ponto dos funcionários que para o potencial delas e em elas podem agregar ao resultado da organização se configuram em terríveis tragédias organizacionais. Chefes complicados, inseguros, menos competentes que colaboradores deveriam buscar aprimoramentos e os que assim  não fizessem deveriam ser expurgados das organizações, desse mundo globalizado que cada vez mais foca em aprimoramentos, crescimento, engajamento e entregas junto com satisfação em fazê-lo.

O Afeto e a emoção sempre serão a causa maior da endurance, das conquistas a curto, médio e longo prazo, na vida das pessoas e das organizações, e não apenas os mapeamentos de processos, ou as certificações ISO 9001/2008(de produtos e serviços), ISO 14001(do meio ambiente), ISO 18.001(de Segurança no Trabalho). As certificações são importantes, mas antes se não  "mexer" na essência das relações interpessoais, buscando a eliminação de fenômenos dos deslumbramentos da chefias, do assédio intelectual, do "escanteiamento" de alguns talentos, dos reconhecimento e elogios, dos salários mais justos etc, ...qualquer certificação terá menos brilho.

Organização não é só processo, é gente!  Então, só resta dizer:  um forte abraço! Torço pela suaendurance e da sua organização.

Ferramentas Gerenciais - O Portal da Administração na Web - Artigos para consulta nas áreas de Administração Estratégica, Administração Geral, Marketing, Gestão da Qualidade, Estatística, Processos Decisórios, Logística, Meio Ambiente, E-commerce, Gestão com Pessoas, Vendas, Psicologia, Vendas, Negociação, Tecnologia da Informação, Empreendedorismo, comunicação, oratória e muito mais.